Jovens candidatos ao primeiro emprego são vitimas de empresa
Empresa cobra taxa para cadastrar jovens ao Programa Nacional do Primeiro Emprego
Maceió, 09/06/2006 - O delegado Regional do Trabalho em Alagoas, Ricardo Coelho, está encaminhando para a Polícia Federal as denúncias de que empresas estão cobrando para cadastrar jovens no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). Segundo Ricardo Coelho, esta é um prática condenável, que será investigada também pela DRT. As inscrições no PNPE são gratuitas e devem ser feitas somente nos postos do Sine ou na DRT.
A denúncia foi apresentada por jovens de escolas públicas estaduais, que procuraram a Empresa Contrata, situada na Praça Afrânio Jorge, para se cadastrarem para participar do PNPE, e tiveram que pagar a quantia de R$ 3 para efetivarem o cadastramento.
O estudante Carlos Silva recebeu propaganda dessa empresa na sua escola e procurou o endereço constante no folheto, com o objetivo de conseguir o seu primeiro emprego. Para realizar o cadastramento foi obrigado a pagar a quantia de três reais. Logo após sair da Empresa Contrata, Carlos procurou a sede da Delegacia Regional do Trabalho para fazer tal denúncia.
Segundo Ricardo Coelho, essa é uma prática criminosa e a empresa denunciada tenta burlar a lei e iludir os estudantes. Todas as ações do PNPE - inclusive o Juventude Cidadã e o Consórcio Social da Juventude -, que visam a qualificação de jovens para a obtenção do primeiro emprego, são inteiramente gratuitas.
Fonte: DRT/AL
Márcia dos Anjos
Assessoria de Gabinete da DRT/AL
Fone: 082.3215.4334 - 082.8827.7677