DRT volta a interditar a Gerdau
Salvador, 06/03/2007 - A DRT/BA voltou a interditar o forno elétrico da siderúrgica Gerdau Usiba, em Simões Filho, nesta segunda-feira (05/3/07). A medida foi tomada depois da explosão que feriu o braço do mecânico Eneval de Jesus Souza, no último sábado (03/3). Este foi o segundo acidente ocorrido na empresa em menos de um mês.
"Esta segunda explosão ocorreu porque a Gerdau não cumpriu o plano de ação apresentado à DRT na sexta-feira (02/3). O plano foi uma condicionante para que o forno voltasse a funcionar, mas a siderúrgica não o cumpriu e acabou ocasionando mais um acidente e atingindo outro funcionário", enfatiza Anastácio Gonçalves, Delegado Regional do Trabalho na Bahia.
O procedimento para colocar o forno novamente em operação, desta vez, será feito através de uma comissão tripartite - DRT/BA, Gerdau e Sindicato dos Trabalhadores. No entanto, é importante frisar que "a responsabilidade pela segurança dos trabalhadores e pelo meio ambiente do trabalho é unicamente da empresa", ressalta Gonçalves.
A investigação do acidente continua sendo feita pela equipe de fiscais da DRT. Enquanto isso, o forno permanece interditado até que a Gerdau apresente a documentação exigida pelo órgão, ou seja, um laudo que ateste que as causas do vazamento de água, que motivou a explosão, estejam sanadas.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253