DRT-BA liberta 60 trabalhadores em março
Brasília, 07/04/2006 - A Subdelegacia do Trabalho de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, intensificou suas ações fiscais nas áreas de reflorestamento, carvoarias e serrarias nos municípios de Conde, Jandaíra e Esplanada, Norte do estado. Em março, foram libertados 60 trabalhadores em situação análoga à escravidão, dos 120 trabalhadores flagrados em situação irregular.
Durante a ação foram fiscalizados 20 estabelecimentos. Empresas como a Bahia Norte Florestal Ltda, Index - Indústria Comércio e Exportação de Madeiras Ltda -, Ferbasa e oito serrarias de médio e pequeno portes, de Esplanada, foram autuadas por irregularidades.
Nas áreas exploradas pela Bahia Norte Florestal, no município de Jandaíra, denominadas Projeto Openflora XVII e XVIII, foram resgatados os 60 trabalhadores em situação análoga à escravidão.
A fiscalização foi realizada nas áreas de corte, arrumação e transporte de madeira pinus.
Todos eram alojados em barracões de lona com camas de varas sem colchão, não usavam equipamentos de proteção individual, não tinham água potável e os alimentos estavam mal armazenados.
A ação faz parte do projeto de melhoria das condições de trabalho e tem como objetivo verificar o cumprimento da legislação trabalhista na região.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br