Salvador recebe exposição sobre "trabalho e trabalhadores no Brasil"
Salvador, 09/06/2006 - A maior mostra fotográfica sobre a história do trabalho já montada no país fica em cartaz em Salvador, de 12 de junho a 02 de julho, no Conjunto Cultural da Caixa, Rua Carlos Gomes, 57. Intitulada "Trabalho e Trabalhadores no Brasil", a exposição conta com o apoio institucional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), patrocínio da Petrobras e é promovida pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).
A mostra reúne 150 imagens de autores anônimos e consagrados como Marcel Gautherot, Marc Ferrez, Peter Lange, João Ripper e Juca Martins. Selecionadas por uma equipe de 20 pesquisadores em diversos arquivos públicos e privados, além de sindicatos, universidades, museus e acervos pessoais em todo o Brasil, as fotos registram 120 anos da história do povo brasileiro.
Dividida em três módulos temáticos, "Construindo um país", "Mundos do Trabalho" e "Trabalho e Cidadania", a exposição integra o Programa Memória do Trabalho e faz parte das comemorações dos 120 anos do Primeiro de Maio. Ela culmina com a distribuição de kits do evento para bibliotecas, escolas, sindicatos e instituições.
Expoentes do mundo cultural e acadêmico brasileiro, como a economista Maria da Conceição Tavares, a escritora Ana Miranda, o sociólogo Manuel Domingos Neto, o líder indígena Ailton Krenak e o antropólogo José Sérgio Leite Lopes, entre outros, participarão de um Ciclo de Debates nas nove capitais que recebem os 150 painéis fotográficos.
O Programa Memória do Trabalho prevê durante o ano um concurso para premiar projetos de resgate e apoio à memória do trabalho, selecionados a partir de edital público, elaboração de um Guia de fontes e acervos em formato CD-ROM, e implementação de uma política de recuperação e organização dos acervos do MTE.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br