Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/BA - Bahia






11/05/2006 - Campanha da DRT cadastra 500 crianças catadoras de lata no carnava






11/05/2006 - Campanha da DRT cadastra 500 crianças catadoras de lata no carnava

Campanha da DRT cadastra 500 crianças catadoras de lata no carnaval

Salvador, 11/05/2006 - Na última terça-feira (9/5), representantes da Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA) estiveram reunidos com cooperativas e entidades parceiras para apresentar o relatório de avaliação da campanha "Nas festas da Bahia, meu filho não cata PET e nem latinha", realizada no carnaval de 2006.

O projeto foi efetivado em 2005 quando a DRT/BA, preocupada com o trabalho infantil durante o carnaval de Salvador, começou uma campanha de sensibilização com o intuito de reduzir a participação de crianças catadoras de latas durante a folia momesca.

A campanha, que inicialmente era intitulada "No carnaval da Bahia, meu filho não cata PET e nem latinha", passou, em 2006, para "Nas festas da Bahia, meu filho não cata PET e nem latinha". Segundo Ana Paula Sales, chefe do setor de Economia Solidária da DRT/BA, a mudança no título é importante já que o projeto agora pretende estender-se para as demais festas do calendário baiano, alcançando assim um maior número de crianças e catadores.

Resultados - No ano passado, a campanha conseguiu cadastrar 240 crianças, que foram encaminhadas ao PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Já em 2006, esse número cresceu para 500, o que representa um acréscimo de mais de 100%. Os cadastros foram enviados à SEDES (Secretária de Desenvolvimento Social), que encaminhará a criança para o PETI.

No período da campanha, cada família de catador, que deixou o filho em idade escolar na casa de um parente, ganhou um kit com 2kg de carne, 1kg de feijão e 500g de leite em pó. Foram fornecidos também 1.500 pares de protetor auricular, de luva e 1.500 camisas com a marca da campanha.

Além disso, nas quatro centrais de coleta de catadores espalhadas pelos circuitos da festa foram movimentados 15.506 kg de PET e 7.069 kg de latinhas de alumínio.

As cooperativas ACORS, CAMAPET, COOPERDIN, Projeto Recicla Cajazeiras, Sociedade Beneficente Jovem Caminho Feliz, RECICOOP, CANORE e COOPERPAZ foram beneficiadas com o projeto, que contou ainda com as parcerias da Petrobras, SETRAS, SEMPRE, SESP, SEDES, IDE e Bahiapet.

Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas