Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/BA - Bahia






12/04/2007 - Santo Antônio de Jesus ganha primeiro curso de aprendizagem






12/04/2007 - Santo Antônio de Jesus ganha primeiro curso de aprendizagem

Santo Antônio de Jesus ganha primeiro curso de aprendizagem

Salvador, 12/04/2007 - No último dia 03, a Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), através do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (Nape), esteve com representantes do Senac e da Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), no intuito de discutir a legislação de aprendizagem com os empresários da região para a implantação do primeiro curso de aprendizes no município.

O encontro, realizado no auditório do Antonius Imperial Hotel, contou com a presença de cerca de 60 representantes de empresas. Durante os últimos dias 04 e 05/4, os auditores fiscais da DRT Zêmer Andrade, Marli Costa Pereira e Wanda Flores estiveram atendendo aos empresários no Centro de Formação Profissional (rua Pernambuco, s/n, bairro Maria Preta, próximo a AABB) para a apresentação dos documentos exigidos pela Lei de Aprendizagem e determinação das cotas de aprendizes.

Durante o evento, a DRT manifestou preocupação com o trabalho precoce de crianças e adolescentes na fabricação de fogos de artifício na região, por isso recomendou a instalação de cursos profissionalizantes para os jovens que sustentam suas famílias com essa atividade. Ficaram programadas novas visitas ao município com o objetivo de traçar um diagnóstico da situação de vulnerabilidade e riscos que correm essa camada da população e também de debater estratégias, para a solução do problema, em parceria com órgãos de proteção social da criança e do adolescente.

O curso começa na primeira quinzena de maio e oferece qualificação para trabalhar com práticas administrativas no comércio. Os módulos teóricos serão ministrados pelo Senac, no Centro de Formação Profissional, até o final de julho. A partir daí, os aprendizes passarão para a parte prática cumprindo o resto dos contratos nas empresas. Após completarem um ano, em abril de 2008, serão substituídos por outros jovens que participarão das cotas determinadas pelo Nape.

Participaram do encontro, também, representantes da DRT, autoridades do Senac de Salvador e Feira de Santana e do poder executivo municipal de Santo Antônio de Jesus, além de algumas ONGs que trabalham com aprendizagem, como a Redes, que também já está montando seu primeiro curso de aprendizagem para as empresas da região.

Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 9984.3390
eugenios.drtba@mte.gov.br





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas