Abertas inscrições para o ProJovem em Salvador
Salvador, 16/03/2006 - Já estão abertas as inscrições para as turmas de 2006 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em Salvador e outras 25 capitais brasileiras. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª, não ter vínculo empregatício e morar na capital. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 642 7777 até 6 de maio (8h à meia noite, todos os dias da semana). Mais de oito mil jovens já começaram as aulas do ProJovem na capital baiana.
O Programa oferece a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses, os jovens têm aulas de disciplinas do ensino fundamental, inglês e informática básica, além de qualificação profissional nas áreas de construção e reparos II, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100 desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e às atividades previstas. No fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, recebem certificado de conclusão do ensino fundamental e de formação profissional inicial.
Leandro Ferreira de Cerqueira, 20, é um dos contemplados pelo ProJovem em Salvador, onde as aulas tiveram início no final de janeiro deste ano. Morador do bairro de Fazenda Grande do Retiro, ele ficou sabendo do programa por sua mãe, merendeira de uma das Estações da Juventude. "Parei de estudar há dois anos, porque estava desmotivado. Agora, no ProJovem, estou achando tudo uma maravilha porque nas aulas a gente trabalha em equipe. Espero concluir o curso e conseguir um bom emprego, principalmente se for nas áreas de mecânica ou manutenção de microcomputadores", diz. Para Leandro, a possibilidade de obter uma qualificação profissional fez a diferença na decisão de voltar a estudar. "Nunca teria condições de pagar um curso profissionalizante e o ProJovem está me oferecendo isso de graça. Além disso, me paga um incentivo de R$100 mensais e esse dinheiro veio em muito boa hora, pois minha namorada está grávida de seis meses e ainda não compramos nada para o bebê", afirma.
Cada turma do ProJovem é formada por, no máximo, 30 alunos. Cinco turmas constituem um núcleo e oito núcleos compõem uma Estação Juventude, que funciona como um ponto de encontro para a realização das atividades de integração, cultura e lazer. Salvador tem 13 Estações Juventude.
Gestão - O ProJovem foi criado em fevereiro de 2005 com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. No âmbito do Governo Federal, o ProJovem é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os Ministérios da Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No âmbito local, o ProJovem é implementado em conjunto com a prefeitura municipal.
O Governo Federal é responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos; pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática, pela formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa e pelo lanche fornecido aos alunos. As prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia para as Estações Juventude, e são responsáveis pela gestão do programa no plano municipal.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br