Deficientes são inseridos no mercado de trabalho
Salvador, 17/03/2006 - A Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), através do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (NAPE), e a Subdelegacia do Trabalho de Ilhéus inseriram neste mês de março 55 pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho da região sul da Bahia.
A operação começou em outubro do ano passado através de notificação de 42 empresas dos municípios de Una, Itabuna e Ilhéus. Segundo a auditora fiscal do trabalho Marli Pereira, a inserção só não foi maior " porque as empresas encontram dificuldades na contratação de PCD qualificadas ou que estejam dispostas a renunciar ao benefício previdenciário para serem admitidas".
As empresas que ainda não conseguiram contratar PCD para cumprir as cotas exigidas pela Lei 8213/91 foram notificadas mais uma vez. Elas devem regularizar a situação até junho deste ano, mês em que a equipe do NAPE deverá voltar a Ilhéus para conclusão dos trabalhos.
A auditora fiscal do trabalho Wanda Flores (NAPE), que também participou da operação, acrescentou ainda que "as notificações também determinaram o cumprimento das cotas de aprendizagem da Lei 10097/2000 a este lote de 42 empresas que contrataram 60 aprendizes distribuídos pelas três maiores cidades do sul do Estado".
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br