Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/BA - Bahia






20/06/2006 - Programa Jovem Aprendiz da Petrobras é lançado na Bahia






20/06/2006 - Programa Jovem Aprendiz da Petrobras é lançado na Bahia

Programa Jovem Aprendiz da Petrobras é lançado na Bahia

Salvador, 20/06/2006 - A Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), através do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (NAPE), participou, na semana passada, do lançamento do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras na Bahia. O evento, que aconteceu no Hotel Fiesta, tem como meta inserir no mercado de trabalho, até o final deste ano, 432 aprendizes.

O lançamento contou com a presença do coordenador do NAPE, Zêmer Andrade, que falou sobre a legislação de aprendizagem e da coordenadora de projetos do Senai, Valéria Scavuzzi, que apresentou o projeto pedagógico do órgão. Além deles, compareceram também técnicos da Universidade Petrobras, do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), Fundação Pro-Cefet (Fundação de Apoio ao Cefet), Fundação Abrinq e todos os coordenadores de recursos humanos das unidades da Petrobras na Bahia que serão capacitados dentro desse programa.

Fundamentados na lei 10097/2000, a Petrobras, a Transpetro e Petrobras Distribuidora investirão, ainda este ano, R$ 42 milhões na contratação de cerca de três mil aprendizes na faixa dos 15 aos 18 anos de idade, residentes nas proximidades das áreas de influência das unidades da empresa. Todos terão carteira assinada e jornada diária de 4 horas, tendo como diferencial o salário mínimo (R$ 350) e o ticket-refeição. A duração do contrato será de dois anos e a formação técnica será oferecida pelo Senai.

No encontro, Zêmer Andrade enfatizou a necessidade da empresa utilizar o banco de dados do Consórcio Social da Juventude (CSJ) de Salvador, que possui um cadastro de 500 jovens enquadrados nos pré-requisitos da Petrobras. Eles têm renda mensal familiar de meio salário mínimo, são estudantes de escola pública e de baixo nível econômico e social.

As unidades da empresa na Bahia que contarão com o programa são Camaçari, Araçás, Candeias, Catu, Entre Rios, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

No final do evento chegou-se ao consenso de que novas reuniões técnicas com a DRT/BA (NAPE), Senai, Cefet, CSJ e Petrobras serão realizadas para a implantação da aprendizagem em todas as unidades da empresa, tendo sido estabelecido o início dos cursos para 17 de julho deste ano, data ainda passível de alteração.

O Programa Jovem Aprendiz foi formalizado através de um protocolo de intenções firmado entre Ministério do Trabalho e Emprego, Petrobras, Senai, Senac, Cefet, Pro-Cefet e fundação Abrinq.

Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas