DRT/BA interdita siderúrgica em Simões Filho
Salvador, 28/02/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA) interditou hoje (28), o forno elétrico da usina siderúrgica Gerdau Usiba, em Simões Filho, responsável pelo acidente que resultou na morte do funcionário Gilberto Toledo Pires de Almeida, 27, no último dia 21. Gilberto prestava manutenção ao forno quando foi vítima de uma explosão e morreu na hora.
Na manhã desta quarta-feira, a Gerdau já se preparava para colocar o forno em operação sem comprovar ter tomado as providências para evitar um novo acidente. Diante disso, a DRT/BA suspendeu o funcionamento da caldeira até que a siderúrgica apresente a documentação exigida e garanta a segurança no trabalho para todos os funcionários.
"Sempre que houver risco de acidente de trabalho, a DRT/BA agirá com rigor para prevenir novas fatalidades e para a melhoria do ambiente de trabalho", ressalta Anastácio Gonçalves, delegado Regional do Trabalho na Bahia.
Este já é o segundo forno interditado pela DRT/BA somente este ano. O outro foi o da Rio Doce Manganês (RDM), também em Simões Filho, que explodiu e atingiu seis funcionários no último dia 02. Quatro deles ficaram gravemente feridos e um ainda se encontra internado na UTI do hospital São Rafael com 90% do corpo queimado.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253 - eugenios.drtba@mte.gov.br