Mais 64 aprendizes inseridos no mercado de trabalho baiano
Salvador, 28/09/2006 - No último dia 26, a Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), por intermédio do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (Nape), esteve reunida com representantes do Senai e da Embasa no intuito de discutir os últimos acertos para a inserção de 64 aprendizes. A inclusão desses jovens será promovida pela empresa pública baiana no próximo dia 02 de outubro.
As aulas de qualificação na área administrativa oferecidas a esses jovens, que têm entre 14 e 17 anos, serão ministradas pelo Senac. Todos terão carteira de trabalho assinada, jornada de quatro horas, e demais direitos trabalhistas e previdenciários assegurados pela legislação. Além disso, receberão também benefícios assegurados aos demais trabalhadores daquela empresa, como plano de saúde e vale-refeição.
O encontro aconteceu na DRT/BA e contou com a presença do coordenador do Nape, Zêmer Andrade, que conversou com a representante do Senai/BA, Ana Valeria Scavuzzi, sobre o cronograma da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que prevê a inserção de jovens aprendizes de 18 aos 22 anos, a partir do início de 2007, para trabalharem nas unidades da empresa de várias cidades no interior do Estado.
Na ocasião, Andrade exigiu também que o processo seletivo dos futuros aprendizes fosse realizado de forma descentralizada e que eles passassem por um período de 400 horas dentro do Senai de Feira de Santana, todos com seus respectivos contratos assinados, hospedagem e alimentação custeadas pela Embasa. O curso capacitará os jovens para trabalharem na área de sistemas operacionais e eles terão jornada de trabalho de oito horas diárias, sendo precedida de seis durante modulo teórico.