Emprego formal continua em crescimento na Bahia
Salvador - A DRT/BA, em parceria com o Senac, inseriu no mercado de trabalho baiano, neste mês de outubro, três novas turmas de menores aprendizes. Noventa jovens, na faixa etária dos 14 aos 16 anos, foram contratados por oito empresas supermercadistas da capital baiana, inclusive por duas grandes redes.
Todas as empresas foram notificadas pelo NAPE (Núcleo de Apoio a Projetos Especiais) da DRT/BA para cumprimento da lei 10097/2000, que estabelece cotas de 5 a 15% de aprendizes por estabelecimento de qualquer natureza comercial.
Esses jovens terão contrato de trabalho de um ano. Durante este período, dois meses serão de qualificação profissional ministrada pelo Senac, do bairro do Aquidabã, na área administrativa específica desse ramo de atividade. Nos dez meses restantes, os adolescentes exercerão os conhecimentos práticos da rotina de trabalho das empresas.
Para dirimir quaisquer dúvidas relativas ao cumprimento desta determinação do governo federal, a Auditora Fiscal do Trabalho (AFT) Marli Costa Pereira fez uma palestra sobre a legislação pertinente à aprendizagem. O evento aconteceu no último dia três de outubro no auditório do Sesc/Aquidabã para uma platéia formada por alunos, pais e representantes de empresas contratantes.
"É importante frisar que o trabalho da DRT continua com a contratação de novas turmas de aprendizes na área administrativa. Estão sendo formadas mais duas turmas de 30 jovens cada, o que totaliza 150 novos adolescentes no mercado de trabalho só este mês de outubro em parceria com o Senac", informa o coordenador do NAPE Zemer Andrade.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br