Encontro estimula debate da legislação trabalhista para jovens
Salvador - Com a finalidade de informar sobre os conhecimentos da legislação que rege o aprendizado nas atividades administrativas para adolescentes, a Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), através do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (NAPE), realizou no último dia 27/8, no Instituto Dom Bosco, em Brotas, uma conferência para jovens do projeto "Adolescente Aprendiz".
O evento teve como objetivo principal mostrar a esse público específico quais são os direitos e deveres perante a lei trabalhista. Com a iniciativa, a DRT espera estimular a reflexão, o senso crítico e a autonomia para criar condições de novas buscas de perspectivas de trabalho para esses jovens.
Nesta turma de aprendizes existem 182 adolescentes inseridos no mercado de trabalho, sendo 96% afro-descendente, 55,6% do sexo masculino e 44,4% de mulheres. Todas as empresas onde eles estão inseridos cumprem a Legislação de Aprendizagem - Lei 10097/2000, graças ao trabalho de fiscalização desenvolvido pelo NAPE.
O encontro contou, ainda, com representantes da Ong Ágata Esmeralda, que abordaram temas como os direitos do trabalhador adolescente e o sistema de garantia de direitos.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br