Mais 197 jovens retirados do trabalho pela DRT/BA
Salvador - Para encerrar as atividades de fiscalização do trabalho infantil em 2005, o NAPE (Núcleo de Apoio a Programas Especiais) da DRT/BA desenvolveu várias ações de combate ao trabalho precoce de crianças e adolescentes no último mês de dezembro.
As cidades visitadas e inspecionadas pelos fiscais do NAPE foram: Salvador (descobertos três jovens); Retirolândia (10); Conceição do Coité (21); São Domingos (um); Castro Alves (88); Cruz das Almas (36): Cachoeira (26) e Governador Mangabeira (12). Ao todo, foram encontrados 197 jovens em situação de trabalho formal e informal. Eles estavam em feiras livres, olarias, casas de farinha ou trabalhando como vendedores ambulantes, carregadores etc.
Com o resultado em mãos, o Delegado Regional do Trabalho na Bahia, Carlos Martins, enviou à coordenação estadual do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) o cadastramento de todas essas crianças e adolescentes para que elas sejam incluídas no programa ainda este mês de janeiro.
No total, o NAPE, através do seu grupo de servidores, retirou do trabalho 1.537 crianças no ano passado. A coordenadora nacional do PETI, Margarida Munguba, em e-mail enviado esta semana para o coordenador do NAPE na Bahia, Zêmer Andrade, congratulou o Núcleo pelo ótimo trabalho realizado.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br