Mais de 500 crianças são encontradas trabalhando na Bahia
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), realizou durante os últimos dias 03 e 07 de outubro, em todo o Brasil, uma fiscalização de combate ao trabalho infantil em comemoração à Semana da Criança. A iniciativa teve como objetivo tirar essas crianças da rua, cadastrá-las e inseri-las no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) do Ministério do Desenvolvimento Social.
Os Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) da DRT, acompanhados de representantes das Ongs Projeto Axé e Associação Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA), parceiros desta ação, inspecionaram crianças que trabalham em sinais de trânsito, ruas e feiras livres de cidades baianas que têm maior número de vagas para o PETI.
Em Salvador, foram encontradas 153 crianças. Em Feira de Santana, foram cadastrados 22 meninos que trabalhavam como ambulantes no centro de abastecimento da cidade. No município de Seabra, foram identificados mais 54 meninos que ganhavam dinheiro como carregadores de feira livre.
Na região Norte do Estado, em Senhor do Bonfim, foram encontradas 121 garotos pelas ruas da cidade. Eles trabalhavam como vendedores, carregadores e engraxates. No extremo Sul da Bahia, em Itamaraju, 26 crianças trabalhavam como lavadores e guardadores de carro.
Na cidade de Eunápolis, 14 meninos vendiam sorvetes em feiras livres e lavavam carros. Em Porto Seguro, 22 garotos viviam como vendedores ambulantes e lavadores de carro. Em Ipiaú, 22 menores foram encontrados carregando e vendendo frutas.
No Oeste do Estado, no município de Bom Jesus da Lapa, 78 crianças trabalhavam como vendedores e engraxates, muitos deles na zona rural. Na região Sudoeste, na cidade de Piripá, 17 garotos estavam trabalhando em alambiques em regime de economia familiar, e, na cidade de Itarantim, cinco meninos também se encontravam nas mesmas condições. Já no município de Entre Rios, 13 menores eram vendedores, carregadores e ambulantes de feiras livres.
No total, os fiscais da DRT/BA encontraram 547 crianças trabalhando em toda a área que foi fiscalizada. Todos esses meninos e meninas serão encaminhados ao PETI.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br