Mediação da DRT/BA encerra greve na construção civil
Salvador - Depois de seis dias parados, os empregados da construção civil de Camaçari voltam ao batente nesta quarta-feira (08/2). Após uma série de reuniões em torno das propostas apresentadas pelos sindicatos patronal e dos trabalhadores, na DRT/BA, foi fechado um acordo, na terça (07/2), para resolver o conflito entre patrões e empregados e assinar a convenção coletiva 2006/2007.
Entre outras medidas, ficou acertado que o reajuste salarial será de 6% a partir de janeiro de 2006, passando para 8% em março, com base em janeiro do ano passado. Ficou definido também que o aviso prévio para os trabalhadores que prestam serviço na área industrial, exceto nos casos de parada para manutenção, quando será aplicada a CLT, será indenizado.
Além disso, os trabalhadores da área industrial das empresas tomadoras de serviço terão folga mensal. Nos demais casos, a compensação poderá ser feita com horas extras e em dias ajustados entre empresa e trabalhador.
"A mediação da DRT foi importante pois foi a proposta da Delegacia que possibilitou o acordo e, assim, resolveu o impasse em um setor fundamental da economia, o da construção civil", enfatiza o Delegado Regional do Trabalho, Carlos Martins.
Participaram da reunião, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção de Camaçari, Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Catu, Cardeal da Silva, Pojuca, Araçás, Itanagra, Lagoa Redonda e Esplanada, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON/BA), a DRT/BA e uma comissão de trabalhadores.
Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br