Projeto Ação Integrada insere resgatados do trabalho escravo
SRTE/BA discute com empregadores política de inserção de resgatados na Bahia
Salvador, 30/07/2014 – A Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, e o chefe da Inspeção do Trabalho, José Honorino de Macedo, apresentaram na segunda-feira (25), em Salvador(BA), o Projeto Ação Integrada voltado para a inserção social e profissional de resgatados do trabalho degradante ou do trabalho análogo ao escravo a partir da elevação educacional e da qualificação profissional e ainda a intermediação para o emprego formal, com acompanhamento psicossocial.
A assessora especial da Setre/BA e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, parceiras do MTE no projeto, destacou os resultados alcançados no projeto em Mato Grosso com o fim de sensibilizar os empregadores a aplicá-lo em suas empresas. Lima ressaltou a participação da SRTE/BA no projeto destacando a importância da atuação fiscal da instituição no combate à prática do trabalho escravo.
Isa Simões destacou a importância das instituições governamentais e não-governamentais afins com a temática envidarem esforços conjuntos para o enfrentamento da irregularidade. “Nesses últimos anos, a Superintendência pautou seu trabalho junto a vários Órgãos e ao empresariado a fim de encontrar soluções para esse problema ao qual queremos nos opor”, afirmou.
Ao destacar a ação fiscal da Superintendência no combate ao trabalho escravo Isa Simões ressaltou que em 2013, nas 18 operações realizadas pela SRTE/BA, foram resgatados 143 trabalhadores e pago cerca de R$ 1.000.000,00 em verbas rescisórias. Os 18 trabalhadores resgatados em um navio de cruzeiro em Salvador, os trabalhadores encontrados em situação degradante em uma obra de construção civil, no bairro do Comércio, em Salvador e a recente operação fiscal que resgatou 32 trabalhadores em uma fazenda de café, na zona rural de Encruzilhada, em 2014, também foram lembrados durante a fala da superintendente.
Além da Setre e da SRTE/BA, participaram da reunião, representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), federações, sindicatos e empresas dos ramos da construção civil e cervejaria.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031.2430 – ACS@mte.gov.br
Com informações da SRTE/BA