Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/BA - Bahia






Saúde e segurança são temas de debate em Salvador






Saúde e segurança são temas de debate em Salvador

Saúde e segurança são temas de debate em Salvador

Salvador - Durante os próximos dias 01 e 02 de dezembro acontece, no auditório da Fundacentro, a palestra "Oficina de Teleatendimento". A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Delegacia Regional do Trabalho na Bahia (DRT/BA), tem como objetivo discutir temas referentes à saúde e segurança do trabalhador.

O evento também vai debater os principais aspectos na organização do trabalho relativos à prevenção de patologias como a Ler/Dort, discutir os dados da situação de saúde, prevenção, assistência e previdência dos trabalhadores das empresas. Na ocasião, serão apresentados os dados referentes à fiscalização realizada pelo MTE nas empresas de teleatendimento em Salvador no ano de 2005, e também serão abordados temas sobre a melhoria das relações trabalhistas em teleatendimento e suas perspectivas no Brasil .

O Call center, ou teleatendimento, é um ramo de atividade econômica que tem crescido vertiginosamente na última década, no mundo e no Brasil. Na Bahia, a cidade de Salvador conta com 16 empresas ou estabelecimentos que comportam quase 20 mil trabalhadores.

O evento é voltado para os profissionais ligados à área de saúde, segurança e trabalho em teleatendimento; dirigentes e gestores de empresas de teleatendimento; dirigentes sindicais e de associações de trabalhadores, cipistas e trabalhadores da categoria. A entrada é franca.

Segue a programação:

Primeiro dia:

9h - Abertura

9h30 - O surgimento da atividade de teleatendimento no Brasil: contexto político, regulamentação e perspectiva. Palestrante: Airton Marinho (auditor médico DRT/MG). Coordenação: Mônica Angelim (médica do Departamento de Medicina Preventiva: UFBa.).

10h - debate

10h30 - Trabalho prescrito e trabalho real em teleatendimento e suas repercussões sobre a saúde do/a trabalhador/a. Palestrante: Shirley Azevedo, coordenadora da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Vítimas do Assédio Moral no Brasil. Coordenação: Maria Ângela Santos (CIAP-LER e Sindados).

11h30 - debate

14h30: A Recomendação Técnica (DSST 01/2005) sobre relações trabalhistas, saúde e segurança em teleatendimento: Críticas e sugestões. Apresentações de Mauro Khoury e Airton Marinho (auditores médicos das DRT de Ceará e Minas Gerais); Jorge Coimbra e André Secco (engenheiros de segurança do trabalho que atuam em call center) e Eduardo Reis (médico do Sinttel/Bahia). Coordenação: Luiz Correia (auditor médico da DRT/BA).

16h30 - debate

Segundo dia:

9h - Resultado de auditoria realizada pela DRT/BA na totalidade das empresas de call center ou que realizam teleatendimento em Salvador, no período de março a novembro de 2005, enfocando aspectos trabalhistas, de segurança e saúde dos trabalhadores. Apresentação: Carlos Miranda. Coordenação: Luiz Correia (auditores médicos da DRT/Salvador).

10h30 - debate.

14h30 - Perfil do adoecimento e situação da reabilitação profissional e do retorno ao trabalho de trabalhadores em teleatendimento, conforme levantamento realizado pelo INSS regional da Bahia.
Apresentação: Celso Morais, Norma Souto e Tânia Marize (médicos do INSS/Ba). Coordenação: Joselito (Sinttel).

16h30 - debate

Jornalista responsável - Eugênio Afonso
Estagiária - Tiara Rubim
(71) 3329.8430 / 8154.0253
eugenios.drtba@mte.gov.br





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas