Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/BA - Bahia






SRTE/BA participa de ato público em memória das vítimas de acidente de trabalho






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/BA participa de ato público em memória das vítimas de acidente de trabalho

Evento pontuou a importância da prevenção no combate a acidentes e o não cumprimento da legislação trabalhista

Bahia, 28/04/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) participou na manhã desta quarta-feira (28), em Salvador, do ato público em memória das vítimas de acidente e doenças relacionadas ao trabalho. O evento foi realizado pelo Fórum do Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) e teve apoio da SRTE/BA.

Entre os assuntos destacados no evento estão a importância das ações de prevenção no combate a acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho e o não cumprimento a legislação trabalhista. O cumprimento desta lei deve ser seguido em todos os setores na relação de trabalho. "Não podemos pensar que trabalhador é apenas aquele com carteira assinada", disse a representante do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT), Dra Letícia Nobre.

Para a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Dra Isa Simões, o Ato Público em Memória as Vítimas tem a importância de sensibilizar empregados, empregadores e sociedade, da existência das doenças no trabalho, problema que muitas vezes fica invisível para o próprio trabalhador. A Superintendente também falou da responsabilidade do Órgão nas questões relacionadas ao trabalhador, sendo que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é uma entidade fiscalizadora.

"O MTE além de representar e fiscalizar os trabalhadores com carteira assinada tem a responsabilidade de estar discutindo e inserindo os trabalhadores em entidades de apoio, como a Economia Solidária e políticas públicas voltadas para a classe", afirma Isa Simões.

Também foi falado do papel da mídia na veiculação de casos de acidentes e doenças de trabalho e a falta de visibilidade na imprensa. Para a Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dra. Janine Fioret: "É preciso somar esforços para prevenir os acidentes de trabalho", frisou a Procuradora.

Outro ponto discutido foi a grande concentração de vagas de emprego na construção civil e as irregularidades existentes na área de atuação do trabalhador neste setor. "A construção civil é o setor que mais emprega na capital, só na região da Paralela são nove mil operários. É também onde encontra-se o maior número de situações irregulares na questão de segurança do trabalho", afirmou o representante da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil (Fetracon), o Sr. Raimundo Brito. A maioria dos acidentes ocorridos, o sindicato não tem conhecimento, ressaltou Raimundo.

O evento começou com uma apresentação teatral com o grupo Caravana de Tespis, Teatro de Rua, apresentando o "Ato do Trabalhador Adoecido". A mesa foi composta por Lívia Borges, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Raul Fernandes, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho do MTE (Fundacentro); Raimundo Brito, da Fetracon; Bebeto (Força Sindical), a Superintendente da SRTE/BA, Dra Isa Simões; Adilson Araújo, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB); Dra Letícia Nobre, do CESAT e Dra Janine Fioret, do MPT.

Histórico - O 28 de abril é lembrado em várias partes do mundo como o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Com a morte de 78 trabalhadores em uma mina no estado de Virgínia, Estados Unidos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, instituiu o dia para dar maior visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde no meio ambiente do trabalho.

Assessoria de Comunicação Social da SRTE/BA






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas