SRTE/BA realiza nova fiscalização nas obras do Metrô de Salvador
Embargo em parte das frentes de trabalho foi suspenso. Apenas a montagem da cobertura metálica de uma das edificações continua embargada
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) realizou, na terça-feira (27), nova operação de fiscalização nas obras do Metrô de Salvador. Na primeira fase da fiscalização, em 19 e 20 de outubro, parte das atividades realizadas no Complexo de Manutenção Pirajá e no Elevado Jaqueira do Carneiro foram embargadas, por colocar em risco a segurança dos trabalhadores.
No Complexo de Manutenção Pirajá as atividades realizadas em altura e em cobertura de telhados já haviam sido embargadas – por inadequação de projetos para a proteção coletiva – e a atividade de içamento das peças, que era realizada sem a devida atenção aos procedimentos de segurança. Também foi identificada a existência de escavações sem garantia de estabilidade. Na área do Elevado Jaqueira de Carneiro, o embargo foi no trecho que apresentava deficiências em proteção, a exemplo de falta de guarda corpo.
Nesta segunda etapa, a equipe de fiscalização examinou as providências adotadas pelo consórcio construtor e suspendeu o embargo em parte das frentes de trabalho. Permaneceu embargada apenas a montagem da cobertura metálica de uma das edificações. A equipe inspecionou as atividades desenvolvidas nas frentes de trabalho da construção da estação do Acesso Norte e as passagens de nível inferiores da linha 2 e, após a constatação de situações de grave e iminente risco à integridade física e à saúde dos trabalhadores, foram interditadas as bombas de concreto projetado utilizadas nas paredes de contenção das passagens de nível e embargadas as atividades realizadas em andaime estrutural em balanço na fachada lateral da estação acesso norte da linha 2.
A ação fiscal na obra do Metrô de Salvador contempla diversas frentes de trabalho espalhadas em cerca de 30 km e prossegue nas próximas semanas. A SRTE/BA informa que as atividades embargadas, apesar de paralisarem várias frentes de serviço no canteiro de obras do Complexo de Manutenção, não afetam a operação do Metrô. As atividades devem passar por adequações e nova vistoria para que possam ser retomadas. O objetivo é inspecionar 100% das obras do Metrô de Salvador nos próximos meses.
Assessoria de Imprensa/MTPS
acs@mtps.gov.br