SRTE/BA recebe comitiva de gestores públicos do Equador
Visita possibilitou ao grupo conhecer a Política Pública de Economia Solidária realizada na Bahia
Salvador, 17/02/2014 – Nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro, uma comitiva integrada por 08 gestores públicos do Equador visitou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA). O objetivo dos gestores foi conhecer o modelo de fomento, acompanhamento e avaliação da política pública de Economia Solidária na Bahia e promover a troca de experiências entre o Equador e o Brasil.
Durante a visita ao país, os gestores públicos puderam conhecer empreendimentos econômicos solidários, incubadoras tecnológicas de economia solidária e participar de encontros com Gestores Públicos locais que trabalham com tema Economia Solidária.
No primeiro dia o grupo visitou a sede da Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Sólidos – CAMAPET onde foi possível constatar situações semelhantes vividas pelos dois países no que se refere às ações com catadores de resíduos sólidos. O Equador possuir uma Rede Nacional de Catadores reconhecidos pelo governo com um quantitativo de 30 mil pessoas e ainda existem, assim como no Brasil, desafios para o alcance da sustentabilidade das cooperativas, como a comercialização dos resíduos coletados e a falta de uma cadeia produtiva que garanta a inserção dos catadores nas fases de maior valor agregado do material reciclado.
No segundo dia, a comitiva conheceu as sedes da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária – ITES da Universidade Federal da Bahia – UFBA, discutido temas importantes, como a dinâmica das finanças solidárias nos dois países. Visitaram também a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, localizada no Instituto Federal da Bahia – IFBA trocando experiências e compartilhando a dinâmica de atuação das cooperativas de costura em rede, ouvindo depoimentos dos representantes das cooperativas da rede de costura que destacaram os avanços alcançados e as desafios a serem superados no tocante a comercialização, espaço físico para funcionamento e sobrevivência precária em função da concorrência das grandes importações de confecções no Brasil.
Ao final da programação, os equatorianos visitaram a Superintendência de Economia Solidária – SESOL/SETRE. Nesse encontro, os participantes falaram sobre o desejo de conhecer o modelo brasileiro de monitoramento e avaliação da política pública de economia solidária para adotar e aperfeiçoar as ações no Equador.
Na avaliação do chefe da Seção de Economia Solidária da SRTE/BA, José da Boa Morte, que ciceroneou o grupo, a visita representa uma rica formação para os participantes, proporcionada pela troca de experiências, convergência de saberes, superando, inclusive, a barreira dos idiomas de todos/as que se encontraram no exercício de uma prática comum: promover a economia solidária na América Latina.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
Com informações da SRTE/BA