No Maranhão, outros 74 trabalhadores são resgatados pela DRT
São Luis, 08/05/2007 - O Grupo Móvel de Fiscalização de Combate ao Trabalho Escravo da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no Maranhão resgatou, na última sexta-feira (4), 74 trabalhadores em condições análogas à de escravidão.
O resgate ocorreu nos municípios de Alto Alegre, na Fazenda Outeiro (mais conhecida como “Macedão”); de São Mateus, na Fazenda Ana Carla; e em São Luis Gonzaga, na Fazenda Soberana.
No local, foram encontrados um adolescente de 14 anos e um empregado com febre muito alta, apresentando características de malária, o qual se encontrava em um barraco isolado dos demais, sem qualquer tipo de assistência ou medicação. Ele foi levado para a sua residência pelos fiscais e lá recebeu os primeiros socorros.
As condições de trabalho nesses locais eram péssimas, sem água potável, com alimentação precária, sem equipamento de proteção individual e nenhuma condição de higiene.
Os trabalhadores foram retirados das fazendas, receberam todas as verbas rescisórias, que chegaram a R$ 63 mil, e foram credenciados ao seguro-desemprego.
O Grupo móvel de Trabalho Rural da DRT/MA foi criado no início de 2003 e realiza operações periódicas no Maranhão. A Equipe de Repressão do Trabalho Escravo é formada por Auditores Fiscais do Trabalho, Policiais Federais e Procurador do Trabalho.