Feira Estadual de Economia Solidária reúne experiências e mostra o desenvolvimento do setor no Brasil
Feira acontece 30 e novembro, 1 e 2 de dezembro e promove painel de experiência de redes de comercialização solidária baseadas no agroextrativismo do babaçu no Maranhão
A 1ª Feira de Economia Solidária no Maranhão objetiva promover a viabilidade e a comercialização de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos solidários, abrangendo todas as regiões do estado e os diversos segmentos econômicos nos quais a Economia Solidária está presente.
Além de exposição e comercialização dos produtos, a feira visa fortalecer o Fórum Estadual de Economia Solidária no Maranhão e lançar as bases para uma rede estadual de comercialização solidária.
Nesse contexto, o evento contará com painéis, relatos de experiências, atividades culturais, oficinas, rodada de negócios, dentre outros.
Na ocasião, a ASSEMA (Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão) realizará um painel com sua experiência de redes de comercialização solidária.
A ASSEMA é uma organização existente há 17 anos, liderada por trabalhadores e trabalhadoras rurais e mulheres quebradeiras de coco babaçu, que promovem a produção familiar, utilizando e preservando os babaçuais promovendo a melhoria da qualidade de vida no campo. Ela atua na denominada região do Médio Mearim, no estado do Maranhão. Seu quadro de associados abrange sócios individuais, associações e cooperativas e sua visão é a de promover o desenvolvimento sustentável e viabilizar a autonomia das famílias assentadas.
Dentre os seus programas, a ASSEMA possui o Programa de Comercialização Solidária, o qual busca viabilizar a organização da produção e construir uma proposta de comercialização cooperativista visando o desenvolvimento econômico e social das cooperativas e grupos de geração de renda das áreas que a mesma atua.
Esse programa orienta uma rede de comercialização, coordenada pelos trabalhadores e trabalhadoras agroextrativistas que inicia com o trabalho de base familiar, incluindo pontos de trocas de produtos chamados cantinas e unidades de processamento dos subprodutos do coco babaçu e da agricultura.
Segundo Valdener Miranda, técnico responsável pelo programa, "O mercado solidário é formado pelas redes de organizações que buscam preços mais justos para os produtos produzidos, a partir de técnicas que preservam a natureza". Os produtos comercializados pela ASSEMA são: farinha do mesocarpo do babaçu, óleo de babaçu orgânico (comercializado fora do pais - exportado), sabonetes, papel reciclado, artesanato de babaçu, frutas desidratadas, licores, dentre outros. Em São Luis, a comercialização dos produtos é realizada na Embaixada Babaçu Livre, local hoje tido como referência para estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer o extrativismo do babaçu e a vida das famílias quebradeiras de coco.
A Feira de Economia solidária é uma iniciativa da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e o Fórum Nacional de Economia Solidária. No Maranhão, a feira é organizada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária no Maranhão e acontecerá no Centro Histórico de São Luís. Renata Moura- 3213 1957 / 1977 Equipe de Assessoria de Comunicação da Feira