Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/MA - Maranhão






Grupo móvel resgata trabalhador no Maranhão






Receba notícias do MTE em tempo real.

Grupo móvel resgata trabalhador no Maranhão

Ação ocorreu no município de São Pedro da Água Branca

Brasília, 19/09/2013 - Em operação iniciada no dia 10 de setembro e ainda em andamento o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) resgatou um trabalhador de trabalho análogo ao de escravo na fazenda São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

O trabalhador atuava como vaqueiros na fazenda submetido à condição de escravo estava alojado em condições precárias. Ele também não tinha registro em Carteira, não recebia salário, Equipamento de Proteção Individual (EPI), não recebia alimentação adequada e não dispunha de transporte para se deslocar da fazenda até á cidade mais próxima.

“No local não havia instalações sanitárias e de habitação adequadas e a água utilizada era imprópria para consumo, vinda de um igarapé localizado nas proximidades”, conforme relata o auditor fiscal do Trabalho e coordenador da operação fiscal, José Weyne Nunes Marcelino. “A água era visivelmente imprópria para consumo humano, uma vez que a fonte do suprimento sofria incidência de insetos e outras sujidades, tais quais dejetos de animais”, explica.

O trabalhador foi afastado das atividades e teve o contrato de trabalho rescindido recebendo o valor de R$ 6.033,33 em verbas rescisórias, R$7.458,00 de indenizações e guias para o pagamento do Seguro-Desemprego.

A ação contou com a participação de auditores fiscais do trabalho e de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal.


Assessoria de Comunicação/MTE

2031.6537 acs@mte.gov.br
 






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas