Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/PB - Paraíba






Trabalho infantil na cultura do abacaxi na Paraíba






Trabalho infantil na cultura do abacaxi na Paraíba

Trabalho infantil na cultura do abacaxi na Paraíba

OIT, FEPETI-PB e UFPB apresentam resultado de pesquisa realizada no município de Santa Rita em solenidade na Câmara de Vereadores e pequenos produtores locais assinam pacto para erradicação do trabalho infantil

No dia 20 de junho, às 9 horas, acontece uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município de Santa Rita, na Paraíba, será apresentada a publicação "Trabalho Infantil na Cultura do Abacaxi no Município de Santa Rita - PB". A publicação apresenta os resultados da pesquisa realizada no final de 2004 em uma parceria entre o Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil - IPEC, da Organização Internacional do Trabalho - OIT (IPEC/OIT), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB), a Casa Pequeno Davi (instituição executora do Projeto Catavento), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A pesquisa aplicou questionários no modelo diagnóstico rápido (metodologia quanti-qualitativa desenvolvida pela OIT e pelo Unicef para realidade ou situação social específica) para 108 meninos e meninas participantes do Projeto Catavento, isto é, crianças retiradas do trabalho, especificamente na cultura do Abacaxi. O município de Santa Rita foi escolhido devido à concentração de trabalhadores infantis nesse setor econômico específico. A morte do jovem Robson, um dos garotos atendidos pelo Projeto e que morreu em plena atividade nas plantações de abacaxi, retrata a dura realidade vivida por essas crianças e adolescentes e o grave problema a ser enfrentado.

A audiência pública onde será lançada a publicação contará com a presença, além dos vereadores, do prefeito do município, e representantes do FEPETI-PB, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Delegacia Regional do Trabalho no Estado (DRT-PB), do Ministério Público Estadual e da UFPB. Na oportunidade, os pequenos produtores locais assinam um pacto pela eliminação do trabalho infantil na cultura do abacaxi.

A publicação também será distribuída durante a III Feira da Agricultura Familiar, que acontece em Brasília, dia 22 de junho, e contará com um Debate sobre Agricultura Familiar e Trabalho.

http://www.oitbrasil.org.br/news/nov/ler_nov.php?id=1767





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas