Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/PI - Piauí






Mercado de trabalho piauiense recebe 1.500 jovens do Juventude Cidadã






Receba notícias do MTE em tempo real.

Mercado de trabalho piauiense recebe 1.500 jovens do Juventude Cidadã

Programa desenvolveu ações de cidadania, voluntariado e educação social e profissional para adolescentes e jovens de baixa renda em 21 municípios piauienses

Brasília, 26/12/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria de Estadual do Trabalho do Piauí, inseriu aproximadamente 1.500 jovens no mercado de trabalho este ano, graças ao Projeto Juventude Cidadã implantado no estado no mês de março. Ao total, cerca de 5 mil jovens freqüentaram as aulas durante nove meses. O Programa desenvolveu ações de cidadania, voluntariado e educação social e profissional para adolescentes e jovens de baixa renda em 21 municípios piauienses. 

O Juventude Cidadã ofereceu oficinas de agro-extrativista, esporte, lazer, joalheria, turismo, hospitalidade e vestuário. Por meio das atividades realizadas durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de estimular também o protagonismo juvenil e a co-responsabilidade, proporcionando, assim, a melhoria na qualidade de vida desses jovens.  

Para o aluno Márcio Luís Oliveira de Carvalho, de 20 anos, que já saiu do curso empregado numa grande loja de departamento, as aulas foram muito boas. "Aprendi muita coisa. Eu era, por exemplo, muito envergonhado, mas durante as aulas os professores colocavam a gente para falar em público e isso me ajudou a ficar desinibido e mais falante! Também fiquei com saudade dos professores. Eles eram muito legais", conta o jovem profissional.

A iniciativa contou com o investimentos de mais de R$ 7 milhões provenientes do MTE para qualificação social e profissional. As aulas tiveram duração de cerca de 300 horas, com a formação em cidadania e direitos humanos; qualificação social e profissional; prestação de serviços voluntários à comunidade; estímulo e apoio efetivo à elevação da escolaridade e inserção no mercado de trabalho. 

Abrangência - O programa aconteceu nos municípios de Teresina, União, Regeneração, Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Pedro II, Esperantina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Picos, Paulistana, Fronteiras, Oeiras, Valença, Floriano, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Uruçuí e Bom Jesus.

Qualificação - O Projeto Juventude Cidadã é uma das ações de qualificação do MTE e, atualmente, atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário-mínimo). O curso tem duração de cerca de 300 horas e os participantes recebem um auxílio financeiro no valor de R$ 600, mediante compravação de frequência e prestação de serviço voluntário à sociedade.

A partir deste ano, o Juventude Cidadã foi  inserido no novo ProJovem, lançado no final de 2007 pelo Governo Federal. Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.

O ProJovem Trabalhador, como foi chamado o programa relativo ao MTE, unificou o Juventude Cidadã e o Consórcio Social da Juventude, ampliando a faixa etária de atendimento para jovens entre 18 e 29 anos.

 

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas