Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/PI - Piauí






MTE leva capacitação profissional a jovens piauienses






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE leva capacitação profissional a jovens piauienses

Em parceria com o Estado do Piauí, programa Projovem Trabalhador vai atender 8.500 jovens de baixa renda. Termo será assinado pelo ministro Carlos Lupi nesta quinta-feira

Brasilia, 29/06/2011 – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Governo do Estado do Piau, vai capacitar 8,5 mil jovens de baixa renda por meio do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O termo de compromisso será assinado nesta quinta-feira (30), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que cumpre agenda no estado.

O programa vai oferecer aulas com conteúdo social e profissional para que os estudantes tenham condições de ingressar no mundo do trabalho. Durante o processo de aprendizagem, terão aulas de inclusão digital, valores humanos e noções de direito trabalhistas. Na etapa de capacitação profissional, por exemplo, terão oportunidade de cursar disciplinas de acordo com a necessidade de mão de obra da região.

Para atender a demanda, serão direcionados cerca de R$ 15,8 milhões, além de R$ 5,1 milhões para pagamento da bolsa auxilio aos jovens. Após o termino do programa, a expectativa é de que 30% dos formandos ingressem no mercado de trabalho.

Os compromissos de Lupi pelo estado incluem ainda a certificação de 2.092 piauienses por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), também parceria com o MTE e o governo do estado, para capacitação profissional. Participaram dos cursos trabalhadores desempregados, rurais, domésticos e de micro e pequenas empresas, além de beneficiários de políticas afirmativas de gêneros. Foram implementadas 73 turmas em 52 municípios. Dentre os formandos, 60 pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência.

Trabalho Decente e Portal Mais Emprego - Os compromissos com o governo do estado também prevêem o lançamento da Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, com data marcada para o dia 22 de outubro deste ano, e a divulgação do Portal Mais Emprego.

A Conferência Estadual tem entre seus principais objetivos subsidiar a formulação de propostas de trabalho decente e promover o debate sobre as políticas públicas de emprego, trabalho e proteção social.

Já o Portal Mais Emprego é um sistema que integra informações de todos os estados do Sistema  Nacional de Emprego (Sine), Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional.

No portal, o trabalhador pode fazer consultas sobre seu seguro-desemprego, além de inscrever-se para vagas do Sine. Por meio do sistema, o MTE também amplia a intermediação de mão de obra para quem solicita o seguro. Ao mesmo tempo em que entra com o pedido do benefício, o trabalhador pode ser encaminhado para vagas de emprego disponíveis, condizentes com sua ocupação anterior e com salário igual ou superior.

Marco Zero - A agenda de Lupi com o governo do Piauí inclui ainda o acompanhamento das ações de intermediação de mão-de-obra do Programa Marco Zero. No ano passado, o programa foi posto em prática no estado, tendo como principal objetivo intermediar a mão de obra rural por meio do Sine.

O Marco Zero tem como foco a intermediação de mão de obra rural, eliminando a figura do contratador ilegal, conhecido como "gato". Pelo programa, o Sine indica os trabalhadores às vagas disponíveis na sua localidade, fazendo uma ponte entre os dois interessados. A experiência já foi posta em pratica nos municípios de Açailândia, Bacabal e Codó, no Maranhão; Floriano, no Piauí; Marabá e Paragominas, no Pará; e Sinop e Alta Floresta, no Mato Grosso.

Durante sua visita ao Piauí, Lupi participará da inauguração da Agência de Empreendedorismo (AGE), em Teresina. A unidade contará com um posto do Sine para fortalecimento do sistema de serviços prestados, como intermediação de mão de obra e solicitação de seguro-desemprego. A agenda no estado será encerrada com a inauguração do prédio do Instituto de Assistência Previdenciáia do Estado do Piauí (IAPEP). Depois, Lupi segue para o Maranhão, onde fará visita ao Centro de Juventude em Timon.

Serviço:

Piaui

Data: 30/06/2011 (quinta-feira)
Hora: 13h30
Local: Palácio de Karnak
Endereço:  Av. Antonio Freire, n° 1450 – Centro. Teresina - PI

- Assinatura do termo de compromisso entre o MTE e Governo do Estado do Piauí para beneficiar 8.500 mil jovens por meio do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã;

- Acompanhamento da execução do Programa Marco Zero;

- Certificação de jovens por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq)

- Divulgação do Portal MTE Mais Emprego

- Lançamento da Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente

Hora: 15h30
Local: Central de Artesanato - Teresina/Piauí
Endereço: Praça Pedro Ii, Rua Pai - Centro

- Inauguração da Agência de Empreendedorismo (AGE) em Teresina (PI)

Hora: 16h30
Local: Instituto de Assistência Previdenciária do Estado do Piauí (IAPEP)
Endereço: Rua Governador Artur de  Vasconcelos – Bairro Marques – Teresina/PI

- Inauguração do Prédio do IAPEP

Maranhão

Hora: 17h30
Local: Centro de Juventude em Timon

Endereço: Rua 103, Parque União – Timon (MA)

- Visita ao Centro de Juventude

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br 






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas