SRTE/PI realiza a III Conferência Estadual de Economia Solidária
Brasília, 05/08/2014 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI), em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária do Piauí (CEES/PI), o Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária do Piauí (FEEPSPI) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (SETRE/PI), realizou nos dias 02 e 03 de julho, a III Conferência de Economia Solidária do Estado do Piauí.
Participaram do evento - que resgatou as discussões das Conferências Nacionais ocorridas em 2006 e 2010 - o coordenador de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), Ary Moraes, a superintendente do Trabalho e Emprego no Piauí, Paula Mazullo, representantes do FEEPSPI e de outras diversas entidades governamentais e não governamentais ligadas à Economia Solidária no estado.
Principal palestrante da Conferência, Moraes afirmou a construção do Projeto de Lei 4685/2012, que dispõe da Política Nacional de Economia Solidária, reflete as diretrizes traçadas na 2ª Conferência de Economia Solidária realizada no estado do Piauí. “Na 3ª Conferência, já com o Projeto de Lei 4685 em tramitação no Congresso Nacional, a construção do Plano de Economia Solidária saiu de uma política do governo para uma afirmação de uma política de Estado de Economia Solidária”, frisou.
Ainda segundo o coordenador da SENAES, a construção do Plano Nacional de Economia Solidária é a afirmação do marco legal e construção da Política de Estado de Economia Solidária do País e é “um importante passo que o movimento de Economia Solidária junto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego vem se propondo ao Congresso Nacional e a sociedade brasileira”, avaliou.
Durante seu pronunciamento, a superintendente do Trabalho e Emprego no Piauí, Paula Mazullo, enalteceu a parceria de da SRTE/PI com a SETRE/PI iniciada em 2003, com o intuito de “construir as bases da Economia Solidária no estado”, avaliou.
O secretário de estado do Trabalho do Piauí, Warton Frâncico Neiva de Moura Santa, destacou importância da parceria “que tornou realidade o sonho de milhões de piauienses e brasileiros”. Por último, Moura enalteceu a equipe técnica da SETRE cuja colaboração “foi fundamental para o êxito da parceria”.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031.2430 – ACS@mte.gov.br
Com informações da SRTE/PI