Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/RN - Rio Grande do Norte






Alunos do Consórcio de Natal realizam oficinas de meio ambiente






Receba notícias do MTE em tempo real.

Alunos do Consórcio de Natal realizam oficinas de meio ambiente

Inseridas na grade curricular do programa, ações de voluntariado realizadas pelos estudantes têm como objetivo contribuir para melhoria de suas comunidades

Brasília, 23/07/2008 - Oficinas de meio ambiente, ações de voluntariado e cidadania, qualificação para o primeiro emprego. A cada dia, os cerca de 1.900 alunos que participam da segunda edição do Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana se encontram engajados em atividades essenciais para o desenvolvimento social e profissional. 

Os estudantes, que já concluíram cerca de 80% da qualificação básica prevista no programa, participam agora das oficinas profissionalizantes e das atividades voluntárias. As ações de cidadania fazem parte da grade curricular e todo jovem que participa de alguma atividade para o bem ou melhoria de sua comunidade recebe uma bolsa-auxílio de R$ 600.  

Vários alunos do Consórcio de Natal já deram inicio a esta fase. Na semana passada, cerca de 500 alunos do curso de corte e costura e venda do comércio varejista, participaram de uma oficina que teve como objetivo tratar da percepção social-ambiental dos catadores que viviam do lixão de Cidade Nova (desativado) e também detalhes a respeito da coleta seletiva. 

Também foi realizada uma oficina com informações e alertas a respeito da preservação ambiental e da destinação adequada do lixo. Um completo trabalho de pesquisa ambiental, com informações importantes, foi apresentado pelas alunas Gabriela Sacramento, Karliana Yllana e Nadja Barboza, atraindo a atenção de muitos estudantes. As jovens contaram com o apoio da equipe do setor psico-social da entidade Dom Bosco, executora do consórcio. 

Cursos - Já as oficinas de qualificação profissional têm sido realizadas de acordo com o mercado de trabalho dos municípios abrangidos pelo consórcio. Para tanto, foram selecionados cursos de administração, alimentação, beleza e estética, construção e reparos, madeira e móveis, telemática, turismo e hospitalidade, gestão pública e terceiro setor e vestuário.  

Desta forma, espera-se que os jovens, com a formação obtida pelo consórcio, estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e disputar uma vaga de emprego. Além da formação, o CSJ também tem como meta obrigatória inserir no mundo do trabalho 30% dos estudantes que terminarem o curso. 

A segunda edição do consórcio de Natal atende os municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre.

Qualificação - O Consórcio Social da Juventude é uma ação de qualificação social e profissional para jovens de baixa renda, realizada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades parceiras. Quando foi implementado, em 2003, o programa visava atender jovens carentes com idade entre 16 a 24 anos.

No final do ano passado, o Consórcio passou a fazer parte do novo ProJovem (ProJovem Trabalhador) que unificou programas de capacitação de três ministérios e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com isso, a faixa etária foi ampliada entre 15 e 29 anos, permitindo a reintegração ao processo educacional e o acesso a cursos profissionalizantes e ações de cidadania, esporte, cultura e lazer, além promover a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas