Diante das expectativas e reclames da população brasileira por uma nova postura no atendimento ao cidadão, o Governo Federal, através do Ministério do Planejamento e Gestão, vem difundindo a gestão empreendedora, voltada para resultados, cujo principal desafio será fazer mais e melhor com menos recursos. Reconhecendo a importância de responder às novas demandas e de se antecipar às preocupações do cidadão-usuário dos serviços públicos, a DRT, por meio da sua alta administração, elegeu o Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP, como instrumento de transformação gerencial para a introdução das mudanças e comportamentos preconizados pela qualidade, fundamentado em critérios de excelência, mundialmente conhecidos e referendados.
A DRT, com o envolvimento e o engajamento da alta administração e dos servidores, teve a seguinte evolução no mencionado programa durante o ano de 1999:
Março:
- Adere, formalmente, ao Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP.
- Participa do curso de Formação da Banca Examinadora do Prêmio de Qualidade do Governo Federal - Ciclo 99, realizado em Natal/RN.
Maio:
- Inicia a participação mensal de reuniões do Comitê Gestor do Núcleo Regional do QPAP/RN.
Agosto:
- Participa do II Encontro de Dirigentes de Organizações da Administração Pública do RN, com a presença do diretor do QPAP - Paulo Daniel B. Lima - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
- Realiza a 1ª Oficina de Trabalho, com o objetivo de apresentar o QPAP, envolvendo a Alta Administração, Subdelegado, Chefes de Agências Regionais e Técnicos da DRT.
- Criado o Comitê de Qualidade da DRT, com a atribuição de coordenar, planejar executar as diretrizes do QPAP voltadas para a melhoria da gestão e, consequentemente, na prestação dos serviços.
Setembro:
- Elabora o Relatório de Auto-Avaliação da Gestão da DRT.
Outubro:
- Participa no curso de Formação de Facilitadores para a Gestão Pública pelo QPAP.
- Participa da 2ª Oficina de Trabalho, objetivando consolidar o Relatório de Auto-avaliação da Gestão e elaborar o Plano de Melhoria da Gestão.
Dezembro:
- Reforma do edifício sede da DRT, com módulos de atendimento no andar térreo.
Evolução do Programa no Ano 2000
De janeiro a dezembro estão sendo implementadas as metas constantes do Plano de Melhoria da Gestão.
Abril:
- A Delegacia realiza inscrição para concorrer ao Prêmio Qualidade do Governo Federal Ciclo 2000.
Junho a Julho:
- Elaboração do Relatório de Gestão, com vistas a concorrer ao PQGF/2000.