Encontro reunirá representantes dos nove estados nordestinos e do Comitê Executivo Conferência Global contra o Trabalho Infantil
Brasília, 27/05/2013 - A capital potiguar, Natal, sediará entre os dias 3 e 4 de junho, o Encontro Preparatório do Nordeste para a III Conferência Global contra o Trabalho Infantil, que ocorrerá em outubro, em Brasília. O encontro, que reunirá representantes dos nove estados nordestinos e contará com a presença de representantes do Comitê Executivo Nacional da Conferência, será no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um dos temas a ser abordado será a questão da exploração da mão-de-obra infantil no mundo.
Cada região geográfica do país realizará reunião semelhante. A de Natal é a primeira e coincidirá com as mobilizações que estão ocorrendo em todo o país em alusão à data de 12 de junho - Dia Mundial e Nacional de luta contra o trabalho infantil.
No mesmo dia, após o encerramento do evento regional, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador (Foca/RN), vinculado à SRTE/RN realiza, a partir das 14h, no mesmo local do evento regional, um debate sobre a situação do trabalho infantil no Rio Grande do Norte, a partir de dados do IBGE e da própria Superintendência.
No evento regional também haverá a exibição de um vídeo sobre o tema e um depoimento de um adolescente egresso do trabalho infantil que hoje está na condição de aprendiz em uma grande empresa. Na oportunidade ele vai entregar uma carta ao prefeito de Natal, pedindo o fim do trabalho infantil cidade. Carta semelhante será entregue a todos os prefeitos do estado seguindo calendário.
Conferência – A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil foi convocada pelo Decreto s/n de 14 de junho de 2012 e será realizada em outubro, em Brasília/DF. O objetivo da III CG, que terá como tema “Estratégias para Acelerar o Ritmo da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil”, é fazer um balanço dos progressos realizados desde a adoção, pelo Brasil, da Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho, promulgada em 2000; avaliar obstáculos e propor medidas para acelerar o progresso na eliminação das piores formas de trabalho infantil; e propiciar a troca de experiências sobre as estratégias adotadas pelos países participantes para o enfrentamento do trabalho infantil.
A participação na III CG será precedida de escolha de delegações nacionais, compostas por representantes dos governos, dos trabalhadores, dos empregadores e da sociedade civil organizada.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com: Célia Menezes ou Marinalva Cardoso Dantas, pelos telefones (84) 3220.2035, 9981278 ou pelo e-mail: