Detentas são capacitadas para produção de biojóias e outros artigos criados a partir de sementes de algodão
Porto Velho, 30/11/2007 - Desde a última segunda-feira, 26 de novembro, Rondônia ostenta o título de primeiro estado brasileiro a ter uma oficina de formação do Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (Planseq-Ecosol) voltada para o sistema prisional. Ela está localizada na Penitenciária Feminina da capital Porto Velho e mobiliza 20 apenadas no curso criação e comercialização de produtos de sementes de plantas, como a de algodão.
O Planseq-Ecosol é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cujo objetivo é promover a qualificação profissional e social de trabalhadores incluídos em nove redes de cooperação solidária presentes em 21 estados brasileiros.
Essas redes articulam empreendimentos econômicos solidários que atuam nos segmentos de Fruticultura (Baixo Tocantins/PA e Oeste Baiano, Apicultura no Nordeste, Metalurgia no Sul e Sudeste, Artesanato (Sudeste, Sul e Nordeste) e na Cadeia produtiva do Algodão Orgânico - Rede Justa Trama (Norte, Sul, Sudeste e Nordeste).
A ação de Rondônia está ligada à Rede Justa Trama. Ela articula a produção de algodão orgânico no Ceará e no Paraná; a fiação e tecelagem de algodão orgânico em São Paulo; a produção de fios, de confecções e de bolsas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, na região Norte, mobiliza mulheres na coleta e no beneficiamento de sementes para produção de biojóias e para adornar a linha de produtos da rede. O objetivo é qualificar sócio-profissionalmente 236 mulheres, em oito turmas.
Uma delas está sob responsabilidade da Cooperativa Açaí (integrante da Rede Justa Trama), que optou pelas mulheres que estão em sistema prisional na capital rondoniense. "Vocês devem valorizar esta que é uma oportunidade ímpar na vida de vocês, pois várias pessoas lá fora fazem fila para conseguir uma vaga nos cursos que são oferecidos pelo Planseq, para tentar uma garantia de renda no futuro", disse na abertura do curso a presidente da cooperativa, Maria Dalvani.
O Planseq-Ecosol conta com R$ 2,5 milhões de investimento do MTE. As executoras do Planseq assumiram R$ 500 mil como contrapartida.
Assessoria de Imprensa da DRT/RO