Planseq capacita trabalhadores em Rondônia
Porto Velho - Plano Setorial de Qualificação atenderá demanda para construção de usinas no Rio Madeira. Meta é preparar para o trabalho 29 mil pessoas, em cinco anos
O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Hidrelétrica capacitará trabalhadores do município de Porto Velho (RO) para atender à demanda de mão-de-obra para a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.
O programa tem como meta qualificar 29 mil trabalhadores em um período de cinco anos, em cerca de 40 ocupações. A primeira etapa do processo de formação acontecerá este ano e formará 3.200 pessoas.
O projeto, uma das ações do Departamento de Qualificação (DEQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será realizado em parceria com a prefeitura de Porto Velho e com instituições de educação profissional para formação de trabalhadores.
Eles serão treinados em ocupações vinculadas à construção das usinas, como armador e operador de máquinas pesadas; em atividades relacionadas ao comércio, à agricultura familiar e ao empreendedorismo.
O Planseq visa suprir parte das demandas de empregos apresentadas com a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, contemplando trabalhadores inscritos nas agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
O Ministério do Trabalho e Emprego realizou na semana passada, em Porto Velho, audiência pública com cerca de 50 entidades governamentais, patronais e sindicais para discutir a proposta de qualificação do Planseq Hidrelétricas do Rio Madeira.
Para participar do Planseq Hidrelétrica, o trabalhador deve fazer sua inscrição nos postos do Sine de Rondônia ou no Balcão Municipal de Emprego.
Assessoria de Comunicação - DRT/RO