Feira Catarinense de Economia Solidária, em Itajaí
Como parte integrante do Programa de Fomento às Feiras de Economia Solidária,da SENAES/Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí,será realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano, a "Feira Catarinense de Economia Solidária", no Parque da Marejada, em Itajaí/SC. O evento reunirá empreendimentos de todo o Estado, com o objetivo de mostrar uma nova economia, a Economia Solidária, fruto da organização dos trabalhadores na construção de novas relações econômicas e sociais que , no imediato, proporcionam a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas em diferentes partes do mundo. Esta nova prática de produção e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.A expectativa é que estejam reunidos mais de 150 empreendimentos e entidades de fomento de todo o Estado e da Região Sul do país.A viabilização de meios de comercialização como as feiras são instrumentos importantes para a geração de renda coletiva que envolve mais de mil pessoas de forma direta.
A feira possibilitará também o conhecimento da Economia Solidária e seu mapeamento, outro instrumento importante de mobilização. Segundo a representante do Fórum Catarinense de Economia Solidária em Itajaí, Idalina Maria Boni, "em SC já temos mais de 300 empreendimentos mapeados e visitados onde a geração de renda é de forma coletiva e possibilita a distribuição que tanto sonhamos para diminuição da desigualdade neste país"
O Evento está sendo promovido pelo Fórum Catarinense de Economia Solidária, uma organização informal, de caráter estadual, que congrega instituições da sociedade civil, que atuam no desenvolvimento (fomento, assessoria e articulação) da Economia Solidária e empreendimentos, que são cooperativas, associações, empresas autogestionárias, grupos informais de produção e consumo, etc., oportunizando também condições favoráveis ao fortalecimento dos empreendimentos do estado de Santa Catarina.
O Fórum surgiu a partir da Jornada Catarinense de Economia Popular Solidária em maio de 2000, em Florianópolis como Grupo de trabalho (GT). Neste evento, estavam presentes entidades estaduais que tinham por objetivo potencializar as experiências de Economia Solidária carentes de articulação e fortalecimento. A idéia central era aproximar pessoas, grupos e entidades no debate de alternativas para superar a exclusão social, política e econômica, fruto do modelo sócio-econômico vigente no país. O GT foi criado, então, para atuar junto aos empreendimentos e entidades rurais e urbanas envolvendo várias regiões de SC, sendo as cidades-referência de atuaçã: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinvile e Lages. Hoje esta proposta está difundida em todas as regiões do Estado, com experiências de empreendimentos solidários nas seis principais macro-regiões de S: Oeste, Serrana, Norte, Sul, Florianópolis e Vale Itajaí.
Desde então o GT vem implementando inúmeras ações, destacando-se a realização de duas Feiras Estaduais de Economia Solidária (realizadas em Lages em 2001, e em Blumenau em 2003). Apesar de em todos estes anos o GT nunca contar com recursos próprios, o que limitou em muito suas possibilidades de atuação, o GT vem se consolidando como um importante espaço de referência comprometido com a Economia Solidária em SC. E deste processo, em 2005, nasce o Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES), que vem organizando a III Feira Catarinense de Economia Solidária em Itajaí.
Programação da III Feira Catarinense de Economia Solidária
4/11 (sexta-feira)
19h - Abertura Oficial.
Apresentação do Mapeamento Estadual de Economia Solidária (FURB)
Explicação das Rodadas de Negócios Internas - Trocas
Explicação das Rodadas de Negócios Externa Coquetel com atividades culturais.
5/11 (sábado)
8h - Abertura da feira - comercialização
14h - Oficina de Crédito
16h - Rodadas de negócios externas
16h Oficina Aspectos psicossociais da Economia Solidária
6/11 (domingo)
8h - Abertura da feira - comercialização
8h30 - Oficina Legislação - proposta de ante-projeto estadual para a Economia Solidária
11h - Desfile "Cadeia Produtiva do Algodão"
14h - Avaliação das Rodadas de Negócios Externas
15 h - Avaliação das Trocas Solidárias
17h Encerramento
Informações adicionai:
Comissão Organizadora de Itajaí
(47) 9132-7244 Idalina
(47) 9997-7313 - Patrícia
(47) 9987- 6905 Rosângela
Fontes para entrevista:
Caçador
Cepagri e Padre Roque Ademir Favari
Chapecó
Unochapeco, Apaco, MPAs
Joinville
Eliane (DRT)
Blumenau
Resvi Lorena (ITCP)
Florianópolis
ASA Fernando, DRT, Gabinete Mauro Passos
Criciúma
ANTEAG
Tubarão
Caritas - Adaizi
Rio do Sul
CPT Diocesana Ana Maria
Lages
Dorli, Natal, Luis