Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/SC - Santa Catarina






Fiscais do Trabalho realizam flagrante no interior do estado de SC






Receba notícias do MTE em tempo real.

Fiscais do Trabalho realizam flagrante no interior do estado de SC

O empregador mantinha os trabalhadores em péssimas condições sanitárias, falta de equipamento de proteção para trabalho no campo, salários atrasados e outras irregularidades

Florianópolis, 26/02/2008 - A equipe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no estado de Santa Catarina (SRTE/SC) flagrou 62 trabalhadores em situação de trabalho degradante em uma lavoura de tomate, no último final de semana, na cidade de Caçador, Meio-Oeste catarinense. No ínicio da semana, a coordenação de fiscalização rural recebeu a denúncia e acionou a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para autuarem juntas.

Segundo o coordenador da ação, o fiscal do trabalho Benedito Lima, o empregador mantinha os trabalhadores em péssimas condições sanitárias, falta de equipamento de proteção para trabalho no campo, salários atrasados e outras irregularidades. Durante a autuação foram flagrados cinco menores trabalhando na colheita, o que não é permitido por lei, e vários trabalhadores que aplicavam agrotóxicos sem as mínimas condições de segurança e sem o certificado de habilitação para o mesmo.

O empregador recebeu uma multa de R$ 60.000,00 e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantia adequação no ambiente de trabalho e o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores, divididos em duas parcelas num prazo máximo de 40 dias. No local foram também realizadas 11 rescisões de trabalho.

A equipe que flagrou a situação dos trabalhadores contou com a presença de seis auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um procurador do Ministério Público do Trabalho e integrantes da Polícia Federal. "A lavoura não deverá parar com a colheita já que a intenção do MTE é proteger o trabalhador e não prejudicar o andamento da safra" reitera o auditor fiscal, Benedito Novo.
 
Nesta quarta-feira (27), o grupo que participou da ação fiscal, fará uma palestra na cidade, com pequenos agricultores da região. O tema será os "Direitos e Deveres do Empregador Rural".
 

Assessoria de Comunicação da SRTE/SC






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas