Governo investe R$ 700 mil em Feiras de economia solidária
A Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego vai investir R$ 700 mil este ano em incentivo a comercialização de produtos feitos por empreendimentos solidários. O Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária foi lançado dia 26 de agosto pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. De setembro a dezembro acontecerão feiras em 16 Estados e no Distrito Federal.
Em nota, Luiz Marinho destacou que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem compromisso com esta nova economia. "A partir do momento que nós construirmos uma rede de economia solidária no Brasil de fornecimento de produtos, inclusive de pensar as cadeias produtivas, poderemos interferir no atual modelo econômico", disse. O público-alvo das feiras são os 3.200 empreendimentos econômicos solidários e os 16 fóruns estaduais de economia solidária.
Estima-se que 240 mil pessoas visitarão os estandes. O apoio às feiras de Economia Solidária no Brasil faz parte de uma proposta mais ampla de promoção da Política Nacional de Comércio Justo, Ético e Solidário, como uma das estratégias para fomentar a economia solidária em todo o território brasileiro. Este é o desafio da Secretaria de Economia Solidária, em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e a Fundação Banco do Brasil (FBB).