Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/SC - Santa Catarina






Grupo Móvel detecta terceirização irregular em Caçador (SC)






Receba notícias do MTE em tempo real.

Grupo Móvel detecta terceirização irregular em Caçador (SC)

Empresa terceirizada cobrava dos trabalhadores despesas com compras, manutenção de equipamentos e combustível utilizados nas frentes de trabalho

Brasília, 30/04/2009 - Em operação iniciada na última semana e concluída nesta quinta-feira (30), o Grupo Especial de Fiscalização Móvel da Região Sul detectou a ocorrência de terceirização irregular no corte de pinus na cidade de Caçador, em Santa Catarina. Inicialmente mobilizados para verificar a existência de trabalho escravo, os fiscais do Grupo Móvel encontraram 37 pessoas nas frentes de trabalho de uma empresa terceirizada. A empresa tomadora da mão-de-obra, terceirizada irregularmente, atua na plantação de pinus para a produção de celulose e papel, com parque industrial em Caçador (SC) e Canoas (RS).

Segundo o Auditor Fiscal do Trabalho que participou da ação, Klinger Moreira, a empresa prestadora de serviço não tinha condições financeiras para arcar com o ônus do vínculo de emprego dos trabalhadores sob sua responsabilidade. Além disso, em 10 anos de existência permaneceu ativa por apenas dois e não atuou no corte de pinus.

A contratada havia retornado à atividade na véspera de formalizar o contrato com a tomadora e não possuía os equipamentos necessáriaos para o exercício da atividade a que se porpôs. O fato, segundo Moreira, caracteriza inexperiência técnica para a execução do trabalho. "O verdadeiro empregador, que inclusive tinha conhecimento do que ocorria nas frentes de trabalho, é o tomador de serviços", explica.

Os fiscais ainda autuaram a empresa responsável pela terceirização por fraude no recolhimento do FGTS e Previdência Social.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas