Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/SC - Santa Catarina






Manoel Dias empossa chefe da Fundacentro em SC






Receba notícias do MTE em tempo real.

Manoel Dias empossa chefe da Fundacentro em SC

Luiz Henrique Fontão destaca a importância do Trabalho Decente na rotina dos trabalhadores

Santa Catarina, 18/08/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, empossou na tarde desta segunda-feira (17), no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em Florianópolis (SC), o novo chefe do Centro Estadual, Luiz Henrique Fontão.
Na solenidade, o ministro destacou a importância da Fundacentro, que é o maior centro de pesquisa da America Latina. “É uma entidade de prestígio mundial que desenvolve pesquisas e tarefas reconhecidas por todo país, com um componente todo especial que é a credibilidade, reconhecida por órgãos, entidades, centrais sindicais tanto patronais como de trabalhadores. Por isso, a Fundação cumpre a tarefa de construir instrumentos capazes de cuidar da segurança e saúde dos trabalhadores”, destacou.
Acompanhado da presidenta da instituição, Maria Amélia de Souza Reis, Manoel Dias ressaltou o trabalho promovido em parceria com outras instituições de pesquisa. “Não temos como desenvolver ações, cumprir tarefas e somar recursos para que os resultados possam ser efetivamente em benefício aos trabalhadores brasileiros se trabalharmos individualmente. As centrais sindicais e demais entidades técnicas do conhecimento científico são partes fundamentais. Por isso, nós temos que procurar estimular a nossa presença nessa cadeia do conhecimento para conseguir responder a todas as demandas do país, que cada vez mais são maiores e importantes”, ressaltou o ministro.
Um jovem idealista, sonhador e otimista, foram algumas das palavras do ministro ao falar do novo chefe do Centro Estadual, pontuando que o otimismo e a capacidade de sonhar são qualidades necessárias para a construção de um país melhor. “Se tantos brasileiros não sonhassem com este país tão grande, nós talvez não tivéssemos essa nação tão rica”, avaliou.
Ao destacar as qualidades do novo chefe da Fundacentro, que é reconhecido como um exemplo de atuação no desenvolvimento de políticas laborais, Manoel Dias fez uma recomendação ao gestor: “Seja ativo, otimista, positivo e não se esqueça de buscar parcerias com todas as entidades que procuram disseminar o conhecimento, pesquisa e tecnologia. A Fundacentro tem essa função junto com as federações, trabalhadores e empregadores. É fundamental estimular a melhoria das condições de trabalho e a saúde dos nossos trabalhadores”, concluiu.
O superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Douglas Fernando de Mello, também valorizou a Fundacentro no estado. “Tenho certeza que a escolha foi fundamental para Santa Catarina. Sei da competência, vontade, e principalmente, simplicidade do Fontão com as pessoas. Isso é muito importante para construir uma boa gestão”, lembrou Douglas, que já foi diretor da Fundacentro entre 2013 e 2015.
Formado em música e gestão de pessoas, Fontão afirmou que o fluxo de informações é determinante para o sucesso das ações públicas. “O grande problema em algumas administrações públicas é a comunicação. Em função disso, vou pautar o meu trabalho na difusão do conhecimento”, explicou.
De acordo com o novo chefe da Fundação, os números de acidentes no Brasil são alarmantes. Em 2013, foram mais de 4 milhões, incluindo acidentes de tragédia. Em Santa Catarina, a média de acidentes por ano chega há 200 mil. O Ministério do Trabalho e Emprego pratica, em média 130 mil fiscalizações por ano. “O trabalhador tem o direito de ser protegido. Muitas campanhas estão acontecendo, como a campanha nacional de ‘Prevenção de Acidentes de Trabalho’. No estado, penso em lançar a campanha ‘Cultura de Prevenção’. Nós temos que fazer que isso aconteça, seja nas escolas técnicas ou nas universidades, com palestras e visitas. O próprio ministro tem reafirmado a importância por onde passa a importância do trabalho decente”, defendeu o novo diretor.
Perfil - Luiz Henrique Fontão, 39 anos, é natural de Florianópolis, bacharel em música no instrumento violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com MBA executivo em gestão de pessoas pela Universidade Gama Filho (UGF). Em julho de 2013, iniciou sua trajetória na Fundacentro como assistente de gestão estratégica, atuando até março de 2015. Nesse período, formou-se nos cursos de saúde mental no ambiente de trabalho, engenharia ocupacional, trabalho em alturas, conceitos de nanotecnologia e impactos à saúde dos trabalhadores, dentre outros.
 
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 20312430 – ACS@mte.gov.br






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas