SRTE/SC recebe produtores de Alfredo Wagner
Florianópolis, 02/10/2013 - A SRTE/SC realizou na quarta-feira (2) a primeira reunião com produtores de cebola da região de Alfredo Wagner para resolver as questões sobre a fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para o cumprimento das leis trabalhistas. A reunião havia sido acordada numa audiência pública realizada no último dia 30 de setembro.
Durante a reunião, o secretário-adjunto de Relações do Trabalho, Carlos Artur Barboza, e o chefe do setor de Segurança e Saúde no Trabalho, Roberto Lodetti, garantiram que o ministério está comprometido com a questão, porém, lembraram que a discussão é antiga, resultando na Norma Regulamentadora 31, que deve ser observada. Eles lembraram ainda, a necessidade de tomar muito cuidado com qualquer alteração na legislação, pois o impacto é significativo nos programas de geração de emprego e de políticas públicas.
O deputado estadual, Marcos Vieira, tomou frente dos interesses dos produtores de cebola e fez o encaminhamento com objetivo de formar um grupo de pessoas para analisar a NR 31 e sugerir alterações.
O ministério aceitou o encaminhamento e os produtores (empregadores) e trabalhadores vão agora participar de um grupo criado para estudar e analisar a NR 31 e posteriormente enviar as sugestões de alteração. As referidas sugestões ao MTE serão entregues no dia 14 de outubro na Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.
Para o superintendente, Luis Viegas, a disponibilidade demonstrada pelas partes é o
melhor caminho para uma solução definitiva da questão.
Assessoria de Comunicação/MTE
Com informações da SRTE/SC
acs@mte.gov.br 2031.6537