Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/SE - Sergipe






SRTE/SE realiza seminário sobre Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/SE realiza seminário sobre Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho

 Sergipe, 20/12/2013 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE) em parceria com o Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizaram na última terça-feira (17), o Seminário “Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho – Direitos, Deveres e Acessibilidade”. O evento aconteceu no auditório da Escola Presidente Vargas.

 
O objetivo do seminário foi proporcionar à sociedade a oportunidade de aprofundar o debate acerca da inserção do trabalhador com deficiência no trabalho. A programação contou com palestras sobre os direitos e deveres trabalhistas, Benefício de Prestação continuada (BPC) e o contrato de trabalho, tecnologias assistidas, que facilitam a integração do trabalhador com o ambiente de trabalho, e a palestra Superando Barreiras.     
 
A SRTE/SE fiscaliza o cumprimento da obrigação legal da cota para pessoas com deficiência prevista no artigo 93 da lei nº 8.213/1991. Visando a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Essa obrigação é para as empresas a partir de 100 funcionários. A fiscalização atua na empresa cuja matriz está sediada no Sergipe.
 
Diante das dificuldades encontradas na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em decorrência de fatores múltiplos, foi iniciado um trabalho amplo e articulado, mais voltado para a orientação e a sensibilização. Por essa razão a SRTE/SE vem se reunindo com as Associações de Deficientes, Governo Estadual e Municipal, Conselhos e com as empresas, com a finalidade de identificar as dificuldades, buscar soluções e ampliar a eficácia das ações. 
 
Segundo a superintendente do Trabalho e Emprego, Celuta Krauss, "é importante Identificamos a necessidade de ampliar a discussão não só para a inserção no mercado de trabalho, mas na sociedade, educação, qualificação, saúde, mobilidade. Com um canal permanente de discussão”. E assim surgiu a idéia da implantação do Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, um passo importante para transpor barreiras que impedem as pessoas com deficiência exercerem plenamente os direitos conquistados. 
 
Assessoria de Comunicação Social/MTE
Com informações da SRTE/SE
(61) 2031-6537/acs@mte.gov.br
 






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas