Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/TO - Tocantins






Seminário lembra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil






Receba notícias do MTE em tempo real.

Seminário lembra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Marcado para 12 de junho, o encontro é aberto à comunidade e aos envolvidos com programas de apoio à criança e ao adolescente

Palmas, 10/06/2008 - Os problemas que envolvem o trabalho infantil e adolescente no Tocantins serão discutidos no seminário "Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador adolescente". O evento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no estado (SRTE/TO) será na quinta-feira (12), às 8h30, no auditório do SESC, na AV. Goiás, em Gurupi. A data marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O encontro é aberto à comunidade com foco nos atores públicos e privados envolvidos com programas de apoio à criança e ao adolescente, entre os quais, conselheiros tutelares, gestores de programas, secretários estaduais e municipais, professores e gestores de instituições de ensino, dentre outros.

De acordo com a chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/TO, Alexandra Cristina Santos de Oliveira, o objetivo do encontro é discutir a prevenção do trabalho infantil em Tocantins através das políticas públicas e programas como o Jovem Aprendiz, que estimula a contratação de jovens de 14 a 24 anos por meio de um contrato especial de trabalho.

Por ocasião do evento, os auditores fiscais apresentarão as ações desenvolvidas na erradicação e prevenção do trabalho infantil urbano e rural. O Conselho Tutelar, o Serviço Nacional do Comércio (SENAC), a Fundação Pró-Cerrado e o Centro Empresarial Empresa Escola (CIEE) abordarão o tema da capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.

Fiscalização - Em 2007, a equipe de fiscalização da SRTE/TO realizou nove operações nos municípios de Palmas, Gurupi, Araguaína, Pugmil e Porto Nacional. Foram encontradas 148 crianças trabalhando em feiras livres, como engraxates e em estacionamentos. Em 2008, a equipe já alcançou 80 crianças trabalhando de forma ilegal nas feiras do Aureny, do Bosque e das Arnos em Palmas.

Definição - Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) trabalho infantil é "todo aquele trabalho que prejudica o bem-estar das crianças e que compromete a sua educação, desenvolvimento e vida futura".

 

PROGRAMAÇÃO

8h30-Inscrições

9h-Solenidade de Abertura pelo superintendente regional do trabalho e emprego em Tocantins, Alfredo Branchina

9h15-Palestra: Proteção ao Trabalho Adolescente e Atuação da SRTE-TO
(Apresentação: Gleides Oliveira Freitas, auditora fiscal)

10h-Intervalo

10h20-Painel Aprendizagem
(Apresentação: Márcia Terezinha Bomfante da Silva, gerente da unidade operativa/SENAC; Valdinei Valério da Silva, superintendente da Fundação Pró-Cerrado; Carla Marta Vaz de Araújo, supervisora do CIEE)

11h50-Debate

12h-Almoço

14h-Trabalho Infantil Escravo e Meio Rural
(Apresentação: Célio, auditor fiscal do trabalho

14h40-Atuação da SRTE-TO no Combate ao Trabalho Infantil
(Apresentação: Weverton Gonçalves, auditor fiscal do trabalho

15h10- Atuação do Conselho Tutelar no Combate ao Trabalho Infantil
(Apresentação: Renato Coelho)

15h40-Intervalo

16h - Apresentação de atividades dos alunos do PETI/Gurupi

16h20 - Programa Governamental-Integração/PETI/Bolsa Família
(Apresentação: Carmem Vendramine-assitente social da SETAS)

16h50-Projetos de Atividades como meio de evitar o Trabalho Infantil (SESC, ONGs)
(Apresentação: Edson Mauro Rodrigues Mendes-gerente SESC/Gurupi)

17h30-Debate

 

Assessoria de Imprensa da SRTE/TO






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas