img_fnt.jpg

Fórum Nacional do Trabalho - FNT
  Clique para retornar à página inicial.

Terça-Feira, 15 de setembro de 2010






Relatório da 4ª Reunião do GT 1 sobre Organização Sindical






Relatório da 4ª Reunião do GT 1 sobre Organização Sindical

Relatório Parcial - 4ª Reunião de 09 de dezembro de 2003

Participantes:

MEDIADOR: Mauro de Azevedo Menezes

RELATOR: Douglas Alencar Rodrigues

BANCADA DO GOVERNO: Osvaldo Martines Bargas (Coordenador), Marco Antonio de Oliveira (Coordenador-Adjunto), José Francisco Siqueira Neto, Domingos Lino.

BANCADA DOS TRABALHADORES: Artur Henrique da Silva Santos (Coordenador), Sidnei de Paula Corral (Coordenador-Adjunto), Danilo Pereira da Silva, Paulo César Rossi, Ubiraci Dantas, Wagner Francisco Alves Pereira.

BANCADA DOS EMPREGADORES: Rodolfo Tavares (Coordenador), Luis Antonio Buarque Guimarães (Coordenador-Adjunto), José Luis Rodrigues Bueno (dia 09/12) e Marcos Carnelli (dia 10/12), Lúcia Rondon, Marcos Aurélio Ribeiro, e Osmani Abreu.

No dia 09/12/2003, às 15h30min, foi realizada a 4a reunião do Grupo Temático sobre "Organização Sindical". A reunião foi aberta com um informe da Coordenação do Fórum sobre a apresentação às bancadas dos trabalhadores e dos empregadores da proposta do governo sobre organização sindical.

Diante das manifestações dos coordenadores das bancadas dos trabalhadores e empregadores, que solicitaram mais tempo para apreciar as propostas apresentadas, o coordenador da bancada do governo sugeriu um reunião extraordinária para que essas propostas fossem melhor discutidas. Foi então agendada uma nova reunião do GT 1, para os dias 21 e 22 de janeiro de 2004, e a Reunião da Comissão de Sistematização foi transferida para os dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2004.

Os debates foram iniciados pela discussão sobre representação sindical no local de trabalho, tomando por base a proposta apresentada pela bancada do governo. A bancada dos empregadores defendeu sua proposta original, apresentada na reunião anterior, e insistiu no argumento de que a representação dos trabalhadores na empresa deve ser uma só e regulamentada conforme o art. 11 da Constituição Federal. A bancada dos empregadores concorda com a representação dos trabalhadores nos locais de trabalho, por meio da regulamentação do art. 11, e admite a participação sindical na escolha desses representantes, mas é contra uma representação de caráter estritamente sindical e contra mais de uma forma de representação dos trabalhadores na empresa.

Em relação à representação no local do trabalho, é consenso na bancada dos trabalhadores que essa representação deve ter caráter sindical. A bancada defende também que os representantes sindicais tenham garantia de estabilidade no emprego. Em seguida, o coordenador da bancada dos trabalhadores registrou a existência de posições divergentes na bancada sobre pontos relativos ao novo modelo de organização sindical – conforme transcrição constante na Ata da 4a Reunião do GT sobre Organização Sindical –, mas salientou a disposição da bancada em prosseguir na busca de consensos até a realização da próxima reunião.

Estando todos de acordo sobre a necessidade de uma nova reunião e não havendo mais tempo hábil para novas discussões, foram encerrados os trabalhos da 4a reunião do GT sobre Organização Sindical.

Brasília, 10 de dezembro de 2003.


Douglas Rodrigues
Relator





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas