Curitiba, 06/07/2015- A Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) recebeu cerca 40 representantes do poder público e de lideranças dos trabalhadores e patronais para debater a criação de um Fórum de Discussão e Negociação e estabelecer o seu funcionamento. O objetivo do encontro, que ocorreu no dia 25 de junho, é criar um espaço aberto ao diálogo social para abordar assuntos relacionados aos temas trabalhistas e a influência da crise econômica nas relações de trabalho.
Na abertura, o superintendente Neivo Beraldin explicou o papel da Superintendência na discussão de políticas alternativas para o Paraná, apresentando, inclusive, o cenário de eventuais demissões a partir da possível venda do HSBC Bank Brasil.
O superintendente da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Jorge Leonel de Souza, fez uma retrospectiva das greves ocorridas tanto nas atividades públicas, como nos segmentos da economia privada, originárias de demissões, negociações e conciliações entre sindicatos dos trabalhadores e empresas e deu exemplo do caso da Volvo e da Bosch. “Fatos como estes foram determinantes para diagnosticar a necessidade de se estabelecer um Fórum em Curitiba”, afirmou.
Na ocasião, o secretário Municipal de Planejamento e Administração de Curitiba (SEPLAD) e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fábio Scatolin, apresentou uma ilustração da trajetória da economia, ressaltando uma mudança industrial para uma sociedade de consumo de massa. "Um modelo visto de maneira positiva é apostar na diversificação e inovação, com mais produtividade, renda e emprego no ciclo de investimentos," destacou Scatolin.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da SRTE/PR
(61) 2031-2430/acs@mte.gov.br