Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
  Clique para retornar à página inicial.

Data

UF SRTE/SC - Santa Catarina






Defeso do camarão já começou em Santa Catarina






Receba notícias do MTE em tempo real.

Defeso do camarão já começou em Santa Catarina

Pescadores que terão que paralisar obrigatoriamente a pesca dessa espécie já podem requerer o seguro-desemprego pescador artesanal

Brasília, 03/11/2008 - Começou no último dia 1/11 o período de paralisação obrigatória da pesca do camarão branco e rosa em Santa Catarina. O período do defeso, como assim é conhecido, se estende até 31 de janeiro de 2009 e todos os pescadores da região que trabalham com a pesca dessas espécies já podem solicitar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o seguro-desemprego pescador artesanal. O auxílio é garantido por lei e é pago durante todos os meses que durar o defeso. 

O valor mensal da parcela é de um salário-mínimo (R$ 415). Para recebê-lo, é preciso atender alguns requisitos como possuir inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como segurado especial; ter - há pelo menos um ano do início do defeso - o registro como pescador profissional na categoria artesanal devidamente atualizado; ter registro como segurado especial do INSS; comprovação de venda a pessoa jurídica ou cooperativa (nota fiscal) ou comprovante de pagamento de duas contribuições ao INSS; e ter atestado da Colônia de Pescadores a que esteja filiado, com jurisdição sobre a área onde atue, que comprove o exercício da profissão, bem como que se dedicou à pesca em caráter ininterrupto durante o período compreendido entre o defeso anterior e o em curso. Além disso, o pescador não pode estar gozando de nenhum outro benefício previdenciário de prestação continuada (exceto auxílio-acidente e pensão por morte).  

Estando de acordo com as exigências, o trabalhador já pode requerer o benefício na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do seu estado, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou em qualquer entidades credenciada pelo MTE. Para sacar o benefício, o pescador deverá apresentar o cartão do cidadão nas Casas Lotéricas e Caixa AQUI ou na Agência indicada no seu requerimento. Se o pescador não possuir o cartão do cidadão, deverá apresentar qualquer documento de identificação mais o comprovante de inscrição no PIS/PASEP. 

Santa Catariana - No ano de 2007, em Santa Catarina, durante o defeso do camarão branco e rosa, foram beneficiados 687 pescadores artesanais.

Brasil - No primeiro semestre de 2008, em todo o país, foram pagos R$ 430.970.649 em seguro-desemprego aos 324.907 pescadores que cumpriram aos requisitos básicos para o recebimento do auxílio. O maior número de segurados foi registrado no estado do Pará, com  88.862 trabalhadores beneficiados, seguido do Maranhão (36.889) e Bahia (32.835).

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas