CONAES

III CONAES
  Clique para retornar à página inicial.

Data







Memória das CONAES






A 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), realizada em Brasília, de 26 a 29 de junho de 2006, foi fundamental para afirmar os fundamentos e a identidade da economia solidária enquanto estratégia e política de desenvolvimento. Foram aprovadas prioridades para as políticas públicas de economia solidária em diversas áreas de intervenção: marco jurídico, crédito e finanças solidárias, produção e comercialização, formação, comunicação, entre outras. 

Em 2010, o Conselho Nacional de Economia Solidária convocou a 2ª CONAES com os objetivos de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária e das suas políticas públicas e avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade. 

Realizada em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho de 2010, a 2ª CONAES foi mais um momento privilegia¬do de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes, desde as etapas preparatórias até a Conferência Nacional, possibilitando a expressão direta dos diversos interesses, necessidades, demandas e proposições de diferentes setores ou segmentos organizados da economia solidária, da sociedade e do poder público nas esferas federal, estadual e municipal. 

A partir da 2ª CONAES, foi fortalecido o processo de diálogo com o poder legislativo para avançar em uma legislação nacional da economia solidária. As resoluções da 2ª Conferência também foram inspiradoras no processo de elaboração dos objetivos e iniciativas das políticas públicas federais de economia solidária no Plano Plurianual do Governo Federal para o período de 2012 a 2015.

A 3ª CONAES será um momento propício para realizar um balanço do caminho percorrido, identificar os avanços e limites da economia solidária no Brasil e, a partir dos aprendizados, fortalecer e aperfeiçoar as prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas.

Dessa forma, a terceira conferência busca dar mais um passo decisivo na afirmação de uma política pública de economia solidária em âmbito nacional. 

 




Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas