Lupi sugere na OIT que ministros do Trabalho do continente organizem em 2009 um grande evento voltado para o combate ao trabalho infantil, como forma de marcar o aniversário da entidade, que completará 90 anos em junho
Foto: Fábio Borges
OIT
O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho
(OIT), Juan Somavía, e o ministro do Trabalho e Emprego,
Carlos Lupi
Genebra, Suíça, 11/06/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sugeriu nesta quarta-feira (11) ao diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía, e aos ministros do Trabalho de diversos países da América do Sul que o continente organize em 2009 um grande evento voltado para o combate ao trabalho infantil, como forma de marcar o aniversário da entidade, que completará 90 anos em junho do ano que vem.
"Esta é uma grande oportunidade de promovermos a defesa do trabalho decente, a principal bandeira da OIT, e de atacarmos de frente um problema que ainda existe em nosso continente", afirmou Lupi, durante o encontro de Somavía com os líderes da América do Sul que participam da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.
"E sem dúvida a solução para esta questão passa pela educação em tempo integral", defendeu.
Durante o encontro, Lupi também propôs que os países da América do Sul realizem uma reunião regional algumas semanas antes da conferência anual da OIT, em Genebra. Segundo o ministro, isso facilitaria os países a identificar temas para os debates e a adotar posições em bloco, reforçando o papel político do continente na conferência.
"Temos uma realidade muito diferente dos outros continentes e penso que este tipo de encontro nos ajudaria a estabelecer prioridades", afirmou Lupi.
As propostas foram elogiadas pelas delegações do Uruguai e Argentina. "Sem dúvida a América do Sul vem desenvolvendo experiências de vanguarda na área do Trabalho e hoje se consolida como uma região que tem muito a sugerir, e não apenas a receber", afirmou Carlos Tomada, ministro do Trabalho da Argentina.
Convite - Em encontro reservado com o Lupi, ontem, o diretor-geral da OIT convidou o ministro e o presidente Lula para as comemorações do 90º aniversário da entidade, no próximo ano, em Genebra. "Sou um grande fã do presidente Lula. Ele é sem dúvida uma referência mundial na promoção do Trabalho Decente. Sua presença é fundamental".
OIT - A Conferência Internacional do Trabalho é promovida anualmente pela OIT em Genebra e reúne os ministros do Trabalho e representantes dos trabalhadores e empregadores dos 182 países membros. Este ano, estão em pauta temas como a redução da pobreza rural e os avanços na promoção de qualificações profissionais e direitos trabalhistas. A reunião deve reunir mais de 3.000 pessoas na sede da OIT e se encerra no próximo dia 13.
A OIT é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do Trabalho. É a única com estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores têm os mesmos direitos que os do governo. Uma das principais funções da entidade desde a sua criação, em 1919, é a de elaborar convenções e recomendações que valem como normas internacionais de trabalho para os países signatários.
Mais informações: Lupi destaca compromisso do país contra trabalho escravo e infantil
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br