Crianças brincam com monitores na Festa do Trabalhador
Festa do Trabalhador, na Quinta da Boa Vista, foi comandada mais uma vez por Beth Carvalho, que chamou o ministro Carlos Lupi ao palco para homenageá-lo. Ao longo do dia, o ministro também participou de evento em São Paulo e no Complexo do Alemão
Brasília, 02/05/2011 – A Festa do Trabalhador, neste domingo, 1º de maio, levou trinta mil pessoas à Quinta da Boa Vista. Ao longo de todo o dia foram prestados serviços aos trabalhadores, entre eles emissão de Carteira de Trabalho, requisição de Seguro Desemprego e balcão de vagas de emprego. Foram montados equipamentos de lazer e cultura para crianças. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou da festa comandada pela cantora Beth Carvalho, que contou com as participações especiais de Monarco, Nelson Sargento e Dudu Nobre.
“O samba é a voz do povo, e nada mais representativo do que oferecer para o povo, para os trabalhadores do Rio de Janeiro, a oportunidade de assistir à volta aos palcos da Madrinha do Samba”, comentou Lupi,referindo-se a Beth Carvalho. “E faço votos de que, a cada ano, mais e mais trabalhadores possam festejar este dia com suas carteiras de trabalho assinadas, com seus direitos garantidos, com a sua auto-estima lá em cima, porque é isso da traz cidadania ao povo”.
Pela manhã, o ministro prestigiou o ‘1º de Maio Unificado’, em São Paulo, onde falou sobre a importância da preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores. “Estamos aqui em um momento de comemoração, mas não podemos nos esquecer dos índices de acidentes de trabalho. O Brasil está crescendo, estamos batendo recorde de empregos, temos mais trabalhadores em atividade, mas não por isso podemos aceitar que cresça o número de ocorrências deste tipo. O Ministério do Trabalho fiscaliza com rigor, mas é preciso que os trabalhadores se conscientizem e cobrem de seus patrões o uso de equipamentos de proteção, indispensáveis para a garantia da sua saúde e segurança”, disse o ministro.
Mais tarde, no Complexo do Alemão, na Penha, Rio de Janeiro, o ministro participou do ‘Encontro Unificado de 1º de Maio’, onde comentou a presença do estado cada vez mais ampla na comunidade. “A participação dos governos na vida da comunidade tem um enorme poder de transformação. É muito importante que o poder público se faça cada vez mais presente, trazendo segurança, oportunidade de trabalho, educação, saúde, cultura e tudo o mais que os moradores precisarem. E que seja permanente, como tem sido aqui no Alemão”, comentou Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879 / 6540 – acs@mte.gov.br