Segunda a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) existem atualmente 137.255 garçons registrados em todo o país
Brasília, 11/08/2008 - Tradicionalmente, em 11 de agosto se comemora o Dia do Garçom. Embora a profissão ainda não seja regulamentada (é apenas reconhecida), ela é responsável por empregar formalmente 137.255 profissionais no Brasil. A quantidade de profissionais tende a ser bem maior, devido à informalidade de vários estabelecimentos.
Do total de garçons registrados no mercado formal, 106.356 (77,49%) são do sexo masculino, contra 30.899 do sexo feminino. A faixa etária mais comum dos garçons é entre 30 e 39 anos (28,5%). Esses dados foram gerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir da da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O estado de São Paulo tem o maior número de garçons: 28.395, seguido do Rio de Janeiro com 16.016 e Minas Gerais com 8.713.
Os garçons atendem os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais. Eles organizam, conferem e controlam materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho.
Para ser garçom, tanto o bom humor quanto a tolerância é fundamental, pois é uma profissão que lida diretamente com o público. E um público muito exigente. A técnica neste trabalho também é muito importante, a fim de executar com êxito o ato de carregar tantos pratos e travessas, sem perder a elegância. Qualquer deslize pode chegar a custar o emprego.
Planseq - Mas para quem pensa que os requisitos citados acima são suficientes, engana-se. A qualificação profissional também é importante. Tendo isso em vista, o MTE investe na qualificação desses profissionais. Em maio deste ano, 20 jovens do Rio Grande do Sul receberam treinamento e foram certificados para atuar.
"Quando se apresentam projetos de qualificação no setor de turismo e hospitalidade, uma das ocupações que sempre demanda treinamento é a de garçons", destaca a Coordenadora-Geral de Qualificação do MTE, Fátima Rosa Naves.
O objetivo do Planseq é atender às demandas de acordo com a realidade local. Todo trabalhador pode participar dos cursos de qualificação, sendo dada preferência às pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Somente em 2007, os Planseqs capacitaram mais de 130 mil trabalhadores por todo país.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br