Empreendedores de todo o Estado estarão expondo seus trabalhos durante o evento
Curitiba, 14/12/2007 - Acontece sexta-feira (14), às 19h, a abertura solene da 3ª Feira de Economia Solidária do Paraná, que será realizada em São José dos Pinhais, na Praça do Verbo Divino. No sábado, a Feira funcionará das 10h às 19h e no domingo das 10h às 17h. A Delegacia Regional do Trabalho no Paraná (DRT/PR) dará o apoio técnico e logístico durante a feira, além de fazer o acompanhamento da execução financeira.
Durante o evento, artesãos, agricultores, camponeses e demais trabalhadores paranaenses envolvidos com a Economia Solidária irão expor seus trabalhos em, aproximadamente, 150 estandes. Já o público poderá participar de oficinas de aperfeiçoamento durante todos os dias. No dia 15, serão realizadas oficinas de Artesanato; Organização de Redes - Integração Campo - Cidade; Economia Solidária e Segurança Alimentar; Micro Crédito e Finanças Solidárias; Rodada de Negócios, Economia Solidária e Autogestão (Organização dos Trabalhadores); Marco Legal; Políticas Públicas; e Padaria Comunitária.
No último dia, as oficinas serão sobre Organização de Redes - Integração Campo - Cidade; TV e Rádio Comunitária; Matéria Prima, Produção, Comércio, Consumo e Sustentabilidade. De acordo com o Atlas de Economia Solidária, o Estado possui 808 empreendimentos e 69 entidades de apoio e fomento espalhados por 142 municípios. Ao todo, o Paraná possui cerca de 40 mil trabalhadores envolvidos com os empreendimentos solidários.
O que é - Economia Solidária é realizada por meio de organizações entre trabalhadores que buscam novas formas de renda para fugir do desemprego. Os empreendimentos de Economia Solidária geralmente são cooperativas, associações, redes de cooperação, complexos cooperativos e empresas autogestionárias que desenvolvem atividades de bens e serviços, finanças solidárias, troca, comércio justo e consumo solidário.
Assessoria de Imprensa da DRT/PR