Cerca de 50 empreendedores estarão comercializando produtos alimentícios e artesanato
Maceió,10/12/2007 - A partir desta terça-feira (11) até 15 de dezembro, a capital de Alagoas, Maceió, recebe a IV Feira Estadual de Economia Solidária e a I Feira de Agricultura Familiar, na Praça dos Martírios, das 9h às 19h. O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A intenção é abrir espaço no mercado para produtos da economia solidária.
Na feira estarão expostos os produtos fabricados por cerca de 50 empreendedores locais de economia solidária, das diversas regiões do interior do estado e da Região Metropolitana de Maceió que comercializarão produtos alimentícios e artesanato. Haverá ainda espaço para trocas solidárias, rodada de negócios entre os empreendimentos e uma diversificada programação cultural, com apresentações folclóricas e teatrais, e desfile de acessórios.
As feiras integram a ação de promoção do consumo responsável e do comércio justo do Programa Economia Solidária da Senaes. Esta ação busca promover os bens e serviços oferecidos pelos empreendimentos econômicos solidários com a finalidade de dar sustentabilidade às iniciativas solidárias em Alagoas, além de dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar e da agroindústria.
O evento conta com parcerias locais de instituições como Unitrabalho, Cáritas Diocesana de Maceió, Associação dos Educadores Católicos, Associação Atlética Banco do Brasil, Banco do Brasil, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, CENFOR, SENAC, SESI, Sindicato dos Urbanitários, TRANSPAL e Secretaria Estadual das Relações do Trabalho.
Além dos ministérios, também participam da organização o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Fundação L´Hermitage, o Instituto Marista de Solidariedade, a Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas (DRT/AL) e o Fórum Alagoano de Economia Solidária.
Economia Solidária - A Economia Solidária é fruto da organização de trabalhadores para a construção de novas relações econômicas e sociais, que propiciam a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa nova prática de produção e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da DRT/AL
(61) 3317 6879 / 6540 - acs@mte.gov.br